Como no caso dos pilotos (leia aqui), a mudança profunda no regulamento técnico da Fórmula 1 2022 tornou ainda mais difícil tentar prever o futuro. Mas, como de praxe, o ALL THE CARS faz apresenta o cenário do que se viu na pré-temporada, a impressão que cada escuderia deixou e suas metas eventuais no campeonato. Veja abaixo nossas considerações e, claro, participe da discussão com suas opiniões.
Atual octacampeã entre construtores, a Mercedes já tem este recorde histórico de títulos consecutivos e pode aumentá-lo. No entanto, os testes de pré-temporada demonstraram que o time alemão não está na ponta do grid no momento. É bem verdade que a equipe tem “tradição” em esconder seu real potencial, mas, a julgar pelas declarações dos pilotos e pelas medidas tomadas pela escuderia no Bahrein, fica claro que há alguma dificuldade em alcançar a forma ideal. Enquanto ajusta seu carro, a flecha de prata deve tentar bater os rivais. Pela forma recente, porém, certamente entra na briga pelo título.
A Red Bull foi uma das equipes que mostrou bom rendimento na pré-temporada. Os ensaios em Barcelona e Sakhir deixaram explícito que os austríacos encontraram uma boa receita para o novo regulamento. É claro que os testes de pré-temporada não significam necessariamente êxito quando a briga começa de verdade, mas o fato de não haver grandes problemas é um bom começo para os touros vermelhos. A cereja do bolo é a vontade de quebrar a sequência da Mercedes, ainda mais com a rivalidade criada nos últimos anos. Também é candidata ao título.
A grande surpresa da pré-temporada, sem dúvidas, é a Ferrari. Após anos de sofrimento – com um decepcionante sexto lugar em 2020 -, os italianos parecem, enfim, ter reencontrado o caminho da vitória. Ainda é cedo pra dizer o quanto isso se refletirá em resultado, mas o rendimento dos carros tem sido digno de elogios. Praticamente todas as equipes reconhecem que, neste início de ano, o cavalinho rampante aparenta estar à frente de todos os demais. O chefe do time, Mattia Binotto, adota discurso de cautela, embora reconheça a empolgação com os primeiros testes. Com a soma de todos os fatores – incluindo os jovens pilotos -, a Ferrari pode, sim, ser apontada como uma das postulantes ao título.
Se a Ferrari traz empolgação aos fãs, a McLaren deixa os seus entusiastas apreensivos. Após uma boa pré-temporada na Espanha, os carros ingleses mostraram dificuldades acentuadas no calor do Bahrein. O principal entrave tem sido o aquecimento excessivo dos freios, embora outros pontos também tenham se mostrado críticos. Após duas boas temporadas, com terceiro e quarto lugares, a equipe inicia o ano com certa desconfiança. Ricciardo parece ainda pouco adaptado e até Norris tem mostrado dificuldade. Tende a ficar no meio do pelotão.
Uma palavra pode definir bem a Alpine para 2022: incógnita. A equipe francesa aparenta uma ligeira evolução sobre o ano passado, quanto terminou no quinto lugar, mas ainda não aparenta muita força. Não houve grandes problemas com o carro, mas quem acompanhou os treinos diz que a Renault parece ter focado seu motor na potência em detrimento à confiabilidade, o que pode atrapalhar o time em algumas corridas. Por outro lado, o monoposto parece “justo”, sendo suficiente para manter a escuderia no pelotão intermediário e até sonhar com pódios.
A pré-temporada da AlphaTauri também foi repleta de dúvidas. Em alguns momentos, Gasly extraiu bastante do carro, enquanto Tsunoda deu quilometragem ao monoposto. Ou seja: aparentemente, há uma evolução frente a 2021. No entanto, como acontece com a Alpine, o desempenho parece ainda não dar confiança para que a equipe faça apostas tão altas. As duas equipes, aliás, devem novamente brigar pelo meio da tabela, sonhando com um bastante possível quarto lugar.
Já decepcionante em seu ano de estreia, após os excelentes resultados obtidos enquanto Racing Point, a Aston Martin chega a 2022 com uma grande interrogação. A equipe manteve a dupla do ano passado, mas dispensou Szafnauer, chefe da equipe há anos. Talvez a dispensa tenha a ver com o rendimento em 2021 ou com o desenvolvimento com o carro da temporada atual, mas fato é que, nos testes, o monoposto não deu pinta de que será competitivo. A impressão é que a escuderia passará o campeonato precisando ajustar o carro para tentar pontuar.
Quem também não impressionou na pré-temporada foi a Williams. O time britânico até mostrou algum grau de evolução, mas parece ainda que falta algo mais para se alçar voos mais altos. Sem um desenvolver de carro – Latifi não tem essa característica – e com um “retornante” Albon, o time perde seu grande diferencial do último ano: o talento de Russell. A expectativa é que a equipe brigue para pontuar, como aconteceu nas temporadas passadas, sem muito brilho.
Não é que o desempenho na pré-temporada tenha sido magnífico, mas a Alfa Romeo parece ser uma das equipes que evoluiu bem em relação a 2021. Após um ano bem fraco, os italianos tiveram avanços expressivos em termos de desempenho, o que pode ser explicado também pela melhora no motor Ferrari. O time aposta as fichas no experiente Bottas e no novato Zhou para ganhar terreno, em uma combinação que pode dar certo. O finlandês já demonstrou que tem boa direção, ainda que não seja um campeão, enquanto o chinês tem bons resultados nas categorias júnior. Deve pontuar com certa frequência.
Depois de congelar investimentos em 2021 para focar em 2022, a Haas chegou à pré-temporada cercada de expectativas. Sem o patrocinador principal e seu piloto pagante, o time norte-americano trouxe de volta Magnussen, que já nos testes apresentou bom rendimento. Os números foram consideráveis, em especial porque o dinamarquês mal teve tempo para se adequar ao carro. Schumacher também conseguiu boa rodagem, o que mostra que o monoposto caminha para voltar a pontuar com frequência na F1.
RESUMO
Com todas essas considerações, nossas apostas ficam assim:
– Mercedes – Candidata ao título (1º a 3º)
– Red Bull – Candidata ao título (1º a 3º)
– Ferrari – Candidata ao título (1º a 3º)
– Alpine – Briga por vitórias (4º a 7º)
– McLaren – Zona de pontuação (5º a 8º)
– AlphaTauri – Zona de pontuação (5º a 8º)
– Alfa Romeo – Zona de pontuação (5º a 8º)
– Haas – Pontos esporádicos (6º a 9º)
– Aston Martin – Fim da Fila (9º a 10º)
– Williams – Fim da fila (9º a 10º)