Subaru lança versões híbridas de XV e Forester no Brasil


Com atuação coadjuvante no mercado brasileiro, a Subaru, representada pelo Grupo Caoa, anuncia agora duas novidades para o País. Tratam-se das motorizações híbridas para XV e Forester, atualmente únicos produtos comercializados por aqui. O primeiro parte de R$ 193.900, enquanto o segundo começa em R$ 223.900.

O conjunto híbrido, batizado pela Subaru de e-Boxer, é o mesmo para os dois modelos. O motor a combustão é o conhecido 2.0 de quatro cilindros a gasolina, que rende 150 cv e 20 kgfm. Ele é apoiado por um propulsor elétrico de 16,7 cv e 6,7 kgfm, que fica acoplado à transmissão continuamente variável (CVT). A tração integral é de série, como de praxe. Segundo o Inmetro, o XV híbrido tem consumo de 12,2 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada, enquanto as médias do Forester ficam em respectivos 11,2 e 11,6 km/l.

A operação do conjunto pode ser alterada de acordo com a necessidade, utilizando apenas eletricidade em baixa velocidade e os dois motores quando houver necessidade de energia nas rodas. Para melhorar a distribuição de peso, a bateria e componentes auxiliares ficam acima do eixo traseiro. As células são carregadas em desacelerações e frenagens, como é comum nos híbridos.

No visual, o destaque fica para a reforma visual leve do Forester, acompanhando o modelo japonês (leia aqui). Na reestilização, os faróis ganharam novo formato, a grade adotou bordas e grelha diferentes e para-choque e tomada de ar receberam revisão. As laterais exibem rodas redesenhadas. O interior tem central multimídia atualizada e o pacote EyeSight, que integra controle de velocidade adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência de faixa. A lista de itens conta ainda com reconhecimento facial do condutor (até cinco pessoas) para customização de preferências.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?