A Maserati oficializou as linhas do Grecali, o segundo SUV de sua história, posicionado abaixo do Levante (leia aqui). Com visual inspirado no esportivo MC20 (leia aqui), ele chega para enfrentar BMW X3, Porsche Macan e companhia. A estreia na Europa acontece no fim do ano, em versões a combustão e híbrida. A variação puramente elétrica, chamada Folgore, chega em um segundo momento.
Esteticamente, como dito, o Grecale se inspira no MC20, especialmente na dianteira de faróis ovalados e laterais altas, embora o “bico” tenha ficado restrito ao cupê. No entanto, o design é bastante próprio, garantindo personalidade ao SUV, como se vê no conjunto da traseira. Nesse sentido, o ápice está no interior, que exibe um painel de contornos exclusivos e um relógio ao centro todo digital. O quadro de instrumentos e a central multimídia têm telas de 12,3 polegadas cada, enquanto os comandos de climatização e outras funções se concentram em um visor inferior, de 8,8″.
Construído sobre a plataforma Giorgio, de origem Alfa Romeo, o Grecale mede 4,859 metros de comprimento, 1,979 m de largura e 1,659 m de altura, com 2,901 m de entre-eixos, aparentando ser menor por foto. De série, ele garante tração nas quatro rodas e câmbio automático ZF, de oito velocidades. O SUV ganha também o módulo de controle VDCM, estreado pelo MC20, que modifica a dinâmica do veículo (vertical, lateral, longitudinal) de acordo com o modo de condução selecionado.
Inicialmente, o Grecale será vendido em três versões, cada qual com seu motor. A GT e a Modena usarão o mesmo 2.0 Turbo com sistema híbrido leve (MHEV), com terão potências diferentes: 300 e 330 cv, respectivamente. O torque é o mesmo, de 45,9 kgfm, assim como o gerador por polia com bateria de 48 volts, que ajuda a baixar consumo e emissões e melhora o desempenho. O Grecale GT vai de zero a 100 km/h em 5,6 segundos, enquanto o Modena baixa o tempo para 5,3 s. A máxima é de 240 km/h para ambos.
A opção mais nervosa é a Trofeo, movida exclusivamente pelo 3.0 V6 Biturbo de 530 cv e 63,2 kgfm. A Alfa Romeo afirma ter desenvolvido o motor com base em soluções vistas na Fórmula 1, sendo ele uma variação do motor Nettuno usado pelo MC20. Com o seis-cilindros, o Grecale vai de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e alcança 285 km/h. A Trofeo garante suspensão pneumática (opcional nas demais), freios Brembo e modo de condução exclusivo Corsa e bitola traseira mais larga, como também há na Modena.
Em 2023, é a vez da versão Folgore, que significa “trovão” em italiano. Não há muitos detalhes sobre ela, apenas que o sistema contará com 81,6 kgfm de torque e bateria com capacidade de 105 kWh, o que deve garantir autonomia razoável. Contudo, a máxima tensão da carga é de 400 volts, ante os 800 V que rivais como o iminente Porsche Macan elétrico podem oferecer.
O lançamento comercial na Europa acontece nas próximas semanas.