Primeiro como série especial (leia aqui), depois para estrear o V6 no Brasil (leia aqui), a versão GR-S da Hilux está de volta ao mercado. Ela estava ausente desde a reestilização da picape (leia aqui), aplicada em novembro 2020, mas retorna agora para cumprir o papel de opção mais cara da gama. Oferecida sempre com motor a diesel, a novidade é tabelada em R$ 348.790.
No visual, a receita da Hilux é parecida com a aplicada no Corolla Cross, lançado simultaneamente com a picape (leia aqui). A dianteira tem grade exclusiva, com molduras pretas e o nome da Toyota escrito por extenso, enquanto o para-choque adota novas formas junto aos faróis de neblina. As laterais têm apliques plásticos nas caixas de roda, aros de 17 polegadas, pintura preta em maçanetas, retrovisores e santantônio e adesivos na base das portas. Já a traseira tem apenas componentes escurecidos, como fechadura da caçamba e para-choque.
O interior da Hilux GR-S tem mais novidades que o do Corolla Cross GR-S. Os bancos mesclam couro e tecidos sintético e aveludado no revestimento escuro, contrastando com as costuras vermelhas. O logotipo da Gazoo Racing aparece na base do volante, nos apoios de cabeça e nos tapetes. Há ainda a plaqueta com a unidade numera de pedaleira em alumínio. O pacote de itens é similar ao da variação mais cara até o momento, a SRX, que garante câmeras externas para visão em 360 graus, controle de velocidade adaptativo (ACC), assistente de permanência de faixa, frenagem autônoma de emergência e central multimídia com tela de oito polegadas e aparelho de som JBL com subwoofer.
Em termos mecânicos, a GR-S também tem boas novidades. O motor 2.8 a diesel entrega 224 cv e 55 kgfm, 20 cv e 4,1 kgfm a mais que nas demais versões da Hilux, devido a alterações na turbina, de geometria variável, e no intercooler. O câmbio é automático de seis marchas, atuando junto da tração 4×4 com reduzida. A Toyota revela ainda que a suspensão está mais firme, com molas recalibradas e tubos dos amortecedores 30% maiores em diâmetro.
TOYOTA HILUX
Chassi-Cabine 2.8 Diesel 4X4 MT5 – R$ 217.050
CS 2.8 Diesel 4X4 MT5 – R$ 224.700
STD Power Pack 2.8 Diesel 4X4 MT5 – R$ 240.380
SR 2.8 Diesel 4X4 AT6 – R$ 268.520
SRV 2.8 Diesel 4X4 AT6 – R$ 285.780
SRX 2.8 Diesel 4X4 AT6 – R$ 320.090
GR-S 2.8 Diesel 4×4 AT6 – R$ 348.790