Lada Vesta, feito pela Renault em Moscou [Foto: AutoNews.com]
A Renault avalia tomar uma medida drástica em relação ao controle da AvtoVaz, maior fabricante de veículos da Rússia e dona da marca Lada. Após suspender operações (leia aqui) e ter a posse do complexo ameaçada pelo governo local, a francesa avalia vender as ações que possui e transferir toda a estrutura a um investidor sediado no país. Para completar, ela encerraria suas atividades por lá.
De acordo com a agência Automotive News, a Renault ofereceu os 68% que detém da AvtoVaz à Roster State, a outra grande acionista da companhia. No entanto, a empresa local não consegue movimentar os recursos devido a sanções. Por isso, o melhor caminho seria transferir os direitos a outra empresa russa.
No fim de 2021, a Renault avaliou seu negócio na Rússia, o que inclui a fábrica na capital Moscou, que é de sua propriedade, em € 2,2 bilhões (R$ 11,59 bilhões, no câmbio de hoje). Seu maior temor é que o complexo e toda a organização sejam confiscados pelo governo de Vladimir Putin, que deve tomar uma decisão sobre o futuro da planta nos próximos dias.
[ Fonte Automotive News ]