Toyota fecha fábrica do Bandeirante


A Toyota anunciou uma decisão que pegou muita gente de surpresa: o encerramento de atividades na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que montou o icônico Bandeirante no Brasil. Primeira planta de veículos da empresa fora do Japão, ela foi inaugurada em 1962. As operações serão encerradas até novembro de 2023, com todos os processos internos sendo transferidos às outras unidades da marca no País.

De acordo com a Toyota, a medida foi tomada para ampliar a integração das fábricas brasileiras. Atualmente, a de São Bernardo é responsável apenas pela produção de peças. Estes processos serão transferidos para os complexos de veículos em Indaiatuba e Sorocaba e de motores em Porto Feliz, todas no estado de São Paulo.

A desativação do complexo começará em dezembro de 2022 e deve ser concluído até novembro do ano que vem. A empresa garante que não haverá demissões com a mudança, garantindo oportunidades a todos os 550 colaboradores da fábrica.

Em operação desde 1962, a unidade de SBC montou o Bandeirante até 2001. Desde então, produz “apenas” componentes destinados a fábricas em Brasil, Argentina e EUA. No Tio Sam, envia bielas e virabrequins para as plantas de West Virginia, Alabama e Kentucky, onde são feitos motores 2.0 e 2.5. À terra do tango, despacha itens de carroceria e suspensão e braços de controle do sistema de amortecimento para a Hilux. No mercado interno, destina bielas e virabrequins para os motores 1.3 (Etios de exportação), 1.5 (linha Yaris) e 2.0 (Corolla/Corolla Cross), além de fazer peças para carroceria do SUV e suspensão do sedã.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s