A chinesa BYD apresentou um novo elétrico para o mercado local, chamado Seal. O modelo pode ser vendido no Brasil, haja vista que a marca pretende ampliar sua gama por aqui com opções mais acessíveis após a chegada dos também “zero emissões” Tan (leia aqui) e Han (leia aqui). A montadora aproveitou o lançamento para confirmar os rumores de que não fabrica mais veículos movidos apenas por propulsores a combustão, passando a ter uma linha totalmente eletrificada.
Apesar do parentesco com Han e Tan, o Seal tenta se desvincular um pouco dos irmãos elétricos ao adotar um estilo mais “musculoso”, com vincos aparentes. A dianteira tem ainda faróis com prolongamentos em “L”, para quebrar as formas retangulares, mas a traseira mantém o perfil com lanternas unidas. Seguindo a prática de fabricantes ocidentais, a BYD abandona seu logotipo na tampa do porta-malas e traz o nome escrito por extenso: “Build Your Dreams” – “Construa Seus Sonhos”, em inglês.
Pelas fotos, o Seal parece compacto, especialmente devido ao teto em arco e ao curto terceiro volume. No entanto, ele tem nada menos que 4,80 metros de comprimento, 2,92 m de entre-eixos, 1,87 m de largura e 1,46 m de altura. A arquitetura é a E-Platform 3.0, criada pela BYD, e permite que o sedã forneça dois sistemas de propulsão. O primeiro tem motor único, na dianteira, com variações de 204 ou 313 cv. O segundo tem um propulsor extra na traseira, com potências de 320 ou 408 cv.
Os preços não foram revelados ainda, mas a mídia chinesa especula algo na casa dos 220 mil iuanes, equivalente a cerca de R$ 160 mil, em conversão direta.
ADEUS, COMBUSTÃO “PURA”
Maior fabricante de veículos elétricos da China, a BYD tem uma grande vantagem sobre os rivais: produz suas próprias baterias, sendo uma das líderes globais no fornecimento deste tipo de equipamento, inclusive para desenvolvedores de celulares e notebooks. Por isso, fica mais fácil para ela adotar tais itens como mandatários em seus modelos, sejam eles elétricos puros ou híbridos plug-in. Apesar disso, a BYD informa que seguirá fornecendo peças para proprietários dos veículos movidos apenas por motor a combustão.