Como prometido (leia aqui), a Renault oficializa a chegada da linha 2023 da Oroch ao mercado brasileiro nesta terça-feira (12). A picape deixa de usar o nome “Duster”, para se distanciar do SUV, ganha uma leve atualização visual e passa a oferecer mais refinamento no interior. Para completar, o motor 1.3 Turbo Flex e a transmissão continuamente variável (CVT) estreiam no modelo, como exclusividade da versão Outsider. Os preços vão de R$ 105.800 a R$ 137.100.
Em termos visuais, a Oroch tem mudanças leves, mas que ajudam a dar um ar de novidade. A grade adota novo padrão, o para-choque recebe contornos revistos e há novos apliques laterais na variação Outsider, assim como na dianteira, com o quebra-mato “embutido” com redistribuição das luzes auxiliares. Há ainda rodas redesenhadas, lanternas escurecidas e nova inscrição traseira com o nome da picape. A cor cinza das fotos repete a tonalidade que vem ganhando espaço no mercado.
Já no interior, as alterações são bem mais profundas. O painel ganha contornos retilíneos como os do Duster (leia aqui) e repete vários elementos do irmão, como difusores de ar, puxadores das portas, maçanetas, volante e central multimídia, embora sua tela tenha sido deslocada para o topo. Outras novidades são os botões centrais e o quadro de instrumentos, com arranjo similar ao do Captur, dotado de velocímetro digital.
MUDANÇAS NA MOTORIZAÇÃO
Como a própria Renault revelou, a Oroch passa a contar com o motor 1.3 Turbo Flex de 162/170 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm (independentemente do combustível) e a caixa CVT com oito marchas simuladas. Indiretamente, ele ocupa a faixa deixada pelo antigo 2.0 16v de 143/148 cv e 20,2/20,9 kgfm, apoiado pela caixa automática de quatro relações. Não por acaso, o novo propulsor será exclusivo da versão de topo Outsider.

Renault Oroch 2023. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem
Para as variações de acesso, o 1.6 16v Flex de 118/120 cv e 16,2 kgfm permanece como única alternativa. Porém, ele passa a contar com uma inédita transmissão manual de seis marchas. Segundo a Renault, a primeira foi encurtada para melhorar o arranque, especialmente com carga, enquanto a última foi alongada para privilegiar a eficiência.
Para ajudar a reduzir o consumo, os motores contam com Start&Stop e modo de condução “Eco”. A caçamba comporta até 683 litros, com a capacidade de carga variando de 650 kg (versões Outsider e Intense) a 680 kg (variação Pro). O consumo do 1.6, segundo o Inmetro, fica em 11/7,7 km/l (G/E) na cidade e 11,4/7,9 km/l na estrada. No 1.3, os números mudam para 10,5/7,4 em ciclo urbano e 11/7,8 km/l no rodoviário.
TRÊS VERSÕES
A Oroch 2023 chega ao mercado em três níveis de acabamento. O mais simples é o Pro, tabelado em R$ 105.800, que garante os inéditos (para a picape) controles de tração e estabilidade e auxílio de partida em rampa. Ele oferece também ar condicionado, alarme, protetor de caçamba, vidros dianteiros e travas elétricos e direção com assistência eletrohidráulica. O motor é o 1.6, com câmbio manual.
Repetindo o conjunto motriz, a Intense (R$ 111.300) traz os itens da Pro, mas agrega rack no teto, central multimídia com tela de oito polegadas e faróis de neblina. Há também computador de bordo, sensor de obstáculos traseiros, para-choques na cor da carroceria e vidros traseiros e travas elétricos. Essa variação traz também retrovisores e maçanetas em preto brilhante, apoio de braço para o motorista e rodas de liga leve de 16 polegadas.
A opção mais cara é a Outsider, com motor 1.3 Turbo e câmbio CVT e preço sugerido de R$ 137.100. À lista da Intense, ela acrescenta sensores de chuva e luminosidade, câmera de ré, faróis de neblina, ar condicionado automático digital, bancos com revestimento diferenciado e capota marítima. Há também grade protetora no vidro da caçamba, rodas aro 16″ diamantadas e apliques nas caixas de roda.
RENAULT OROCH 2023
Pro 1.6 MT6 – R$ 105.800
Intense 1.6 MT6 – R$ 111.300
Outsider 1.3T CVT8 – R$ 137.100