Ao lado do irmão Hyundai Palisade (leia aqui), o Kia Telluride, anunciado há pouco mais de três anos (leia aqui), também aproveitou o Salão de Nova York para exibir visual atualizado. Por fora, as mudanças foram relativamente leves, mas há novidades importantes em termos de acabamento e equipamentos. O SUV estreia nos Estados Unidos no próximo trimestre.
Na carroceria, as mudanças do Telluride são notadas com um olhar mais atento: ele mantém o formato dos faróis, mas altera a distribuição interna. Além disso, a grade adota padrão diferenciado para bordas e grelha, com o para-choque também recebendo redesenho. O nome do SUV não aparece mais no capô. As laterais têm rodas revistas, enquanto a traseira conta com revisão na composição das lanternas, agora com as luzes de ré passando ao para-choque. O novo emblema da Kia aparece pelo veículo.
O mesmo se pode dizer do interior quanto ao logotipo, agora presente no miolo do volante e no material gráfico do quadro de instrumentos e da central multimídia. Estes dois aparelhos, aliás, passam a repousar sobre uma superfície única, em uma solução que remonta às Mercedes – e que, inclusive, já não é mais usada pelos alemães. No painel, outra novidade é a integração entre os difusores de ar central e da extremidade direita, repetindo o visto no irmão Palisade.
Na gama de versões, o Telluride tem duas novas opções, ambas com jeitão mais campeiro e dotadas de tração integral. A X-Line eleva a suspensão em 1 centímetro, adiciona um modo específico de atuação para reboque (“Tow”), rack de teto estilo “ponte”, grade e rodas de 20 polegadas específicas e interior com bancos próprios. A X-Pro usa aros 18″ com pneus Continental All-Terrain, uma tomada de 110 volts no porta-malas e maior capacidade de reboque, com ganho de cerca de 250 kg.
Como o Palisade, o Telluride é movido somente pelo 3.8 V6 a gasolina, com caixa de oito marchas e tração integral opcional.