Com a primeira geração – considerando-se apenas o modelo vendido no Brasil – já fora de cena (leia aqui), o HR-V se prepara para uma reforma quase completa. A Honda confirmou o lançamento da segunda linhagem no País, previsto para agosto. O motor 1.5 Turbo seguirá movendo a versão mais cara, mas receberá tecnologia bicombustível.
Além de uma reformulação em termos de plataforma, visual e interior, seguindo o homônimo europeu (leia aqui), o HR-V terá mudanças na motorização. O 1.5 Turbo será adaptado para consumir também etanol, o que deve render ganhos em termos de potência. Com gasolina, o propulsor da primeira geração – e também do Civic – entregava até 173 cv e 22,4 kgfm.
O outro propulsor do renovado HR-V já é oferecido no Brasil: trata-se do mesmo 1.5 Flex aspirado que move os irmãos City Hatch e City. A expectativa é que ele entregue os mesmos 126 cv e 15,5/15,8 kgfm dos compactos, o que parece suficiente frente a alguns rivais. Todavia, a geração anterior trazia o 1.8 Flex de 139/140 cv e 17,3/17,4 kgfm como opção “de acesso”. Independentemente de ter ou não sobrealimentação, os 1.5 do HR-V serão combinados sempre à transmissão continuamente variável (CVT).
A expectativa é que o HR-V chegue ao Brasil com itens inéditos, além dos equipamentos que virão “emprestados” do City. Entre os já garantidos, estão o controle de velocidade adaptativo (ACC) com alerta de colisão iminente e frenagem autônoma (AEB).