A Renault vai transferir toda sua participação da AvtoVaz, dona da Lada, ao instituto de pesquisas automotivas NAMI, da Rússia. A fatia de 68%, de posse dos franceses, será “vendida” pelo valor simbólico de 1 rublo, equivalente hoje a R$ 0,07. A “negociação” foi confirmada pelo ministro do comércio local, Denis Manturov, à agência Reuters. A montadora e o governo francês, que detém 15% da Renault, não comentaram o caso.
A “venda” da AvtoVaz não foi a única operação confirmada pelo governo russo. Veículos de mídia locais informaram que a fábrica da empresa na capital Moscou, responsável por montar diferentes modelos, passará a ser administrada pela prefeitura. A Renault poderá recomprar tudo “em cinco ou seis anos”, mas terá de reembolsar quaisquer investimentos que forem feitos.
A ação da Rússia contra a Renault já era esperada, como “resposta” à paralisação de atividades da empresa (leia aqui). Pelas sanções impostas ao país, a montadora optou por suspender as operações, muito por conta da falta de componentes que acabaria enfrentando.
[ Fonte: Reuters ]