VW divulga informações da nova Amarok


Foto de - volkswagen amarok 2023

Pouco a pouco, a Volkswagen vai revelando detalhes da segunda geração da Amarok, desenvolvida em parceria com a Ford. Desta vez, a marca mencionou alguns dos equipamentos que serão disponibilizados, os nomes dos níveis de acabamentos e até a quantidade de motores. A novidade será apresentada oficialmente no segundo semestre de 2022 e, infelizmente, não tem previsão de ser vendida no Brasil.

VW Amarok 2023 terá 5 versões, sendo uma equivalente à Ranger Storm

A carroceria camuflada não revela muito do design, embora seja possível notar parcialmente o formato dos faróis e das lanternas e ter uma ideia de como ficará sua grade. A VW menciona que a picape terá 5,350 metros de comprimento (+9,6 centímetros), 3,220 m de entre-eixos (+12,5 cm), 1,880 m de altura (+0,2 cm) e 1,910 m de largura (-3,4 cm). Ou seja: a distância entre cada par de rodas mais alongada que o comprimento total, indicando uma redução nos balanços, visando a uma melhor performance em áreas acidentadas.

Foto de - volkswagen amarok 2023

A gama de motores será formada por quatro opções a diesel e uma a gasolina, com deslocamentos entre dois e três litros. Segundo a Volks, a picape poderá combinar os propulsores a sistemas de tração traseira, integral ou 4×4 conectável. A capacidade de carga chega a 1.200 kg, bem acima da média do segmento.

Apesar de compartilhar a arquitetura com a Ranger, a Amarok terá – ao menos de acordo com sua desenvolvedora – soluções próprias também em termos de acabamento e equipamentos. As versões mais caras terão até 30 sistemas de assistência de condução, aparelho de som Harman Karon, faróis com LED Matrix e aparelho multimídia com visor vertical de 12 polegadas. Seu software será baseado no Ford Sync4, mas contará com customização. Como padrão, o sistema terá 10 polegadas e tela horizontal.

Estão confirmadas cinco versões: Base, Life, Style, Panamericana e Aventura. As três primeiras seguem uma escala natural de equipamentos e tomam por base o padrão de nomenclaturas do Golf. A Panamericana terá, além de itens extras, um perfil de uso mais off-road, com soluções pensadas para superar trechos enlameados. Já a Aventura focará no desempenho em vias asfaltadas.

A produção da Amarok começa em 2023, na fábrica da Ford em Pretória, África do Sul. De lá, ela será exportada para os demais mercados de atuação da picape. Por aqui, sua chegada está – ao menos por ora – descartada. O Brasil deve seguir recebendo o modelo feito em General Pacheco, na Argentina, depois que o acordo que previa a fabricação da segunda geração pela planta vizinha, da Ford, foi cancelado (leia aqui).

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