A Honda anunciou que vai nacionalizar a produção de motores e transmissões do tipo continuamente variável (CVT). As caixas de câmbio já são montadas em solo tupiniquim, desde a última terça-feira (3). Já os propulsores começam a ser feito em território catarinense a partir de agosto.
De acordo com a Honda, o câmbio CVT feito em Santa Catarina tem componentes importados, que não tiveram a origem revelada. O que se sabe, de maneira oficial, é que a transmissão será aplicada nos compactos City e City Hatch, equipados com motor 1.5 Flex aspirado. A linha de produção tem capacidade para entregar 300 conjuntos de transmissão por dia, que são enviados à unidade de motores em Sumaré (SP). O pacote é entregue ao complexo de Itirapina (SP) para equipar os modelos.
A partir de agosto, a unidade de Itajaí também começa a produzir motores 1.5 Turbo Flex. Trata-se de um derivado do propulsor usado pela geração anterior do HR-V, mas que terá tecnologia bicombustível para equipar a nova linhagem do SUV. Ele deve estrear comercialmente no País no último quadrimestre.