Recém-chegado, Transit Furgão está mais barato
O governo federal reduziu ainda mais a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor automotivo. Depois do primeiro corte, de 25%, feito no final de fevereiro (leia aqui), o Decreto nº 11.0555, publicado em 28 de abril, diminui a cobrança a até 35%. Desta vez, porém, só são contempladas picapes com peso bruto total (PBT) de até cinco toneladas e utilitários.
Com a nova medida, a alíquota de IPI para comerciais leves e picapes com motores Flex e Turbodiesel passa dos 8% originais para 5,2%. Anteriormente, a tarifa estava em 6,5%. Na prática, o preço final pode cair até 1,23% com a última medida, considerando-se, claro, que não haja inflação. Em relação à cobrança original, a baixa pode chegar a 2,59%.
O corte nos preços, porém, ainda precisa ser aplicado oficialmente pelas montadoras, haja vista que a incidência é sobre modelos novos. No momento, apenas a Ford anunciou mudanças. O recém-chegado Transit Furgão (leia aqui) baixou de R$ 239.900 para R$ 237.980, enquanto a mexicana Maverick diminuiu de R$ 235.190 a R$ 233.310. Na Ranger, todas as variações baratearam 0,8%. A Storm, por exemplo, agora é encontrada por R$ 253.050 (antes: R$ 255.090).