Pouco mais de três anos depois de sua apresentação (leia aqui), a terceira geração do Soul está de cara nova. O crossover recebe uma dianteira completamente revista, retoques laterais e na traseira e leves mudanças internas, atendendo aos apelos do mercado atual dos Estados Unidos. Outra novidade é o fim do motor 1.6 Turbo de 201 cv, que equipava a versão GT Line e era acompanhado do câmbio de dupla embreagem e sete marchas.
A dianteira completamente revista do Soul tem como destaque os faróis maiores e a grade avantajada com acabamento inédito. Para-choque, luzes auxiliares e a tomada de ar superior também mudam. A Kia aproveita para atualizar seu logotipo em frente, traseira e rodas. Na parte posterior, troca-se somente o para-choque. Curiosamente, a pintura preta do teto esconde um pouco o corte irregular das janelas traseiras, um dos destaques do crossover de até então.
O interior tem mudanças mais leves, mas também exibe novidades. O quadro de instrumentos foi trocado, agora totalmente digital, assim como o volante e a central multimídia, agora com 10,25 polegadas (exceto na versão de acesso LX). As versões mais caras dispõem de frenagem autônoma com detector de pedestres, alerta de fadiga e comutador automático do farol alto. O motor é sempre o 2.0 aspirado de 147 cv e 18,2 kgfm, acompanhado da transmissão continuamente variável (CVT). O câmbio manual de seis marchas, portanto, também dá adeus ao Soul.
Vale ressaltar que todas as mudanças são válidas, por ora, apenas para a América do Norte.