Agora híbrido, Toyota Camry retorna ao Brasil em versão única por R$ 331.790


Ausente do País desde agosto de 2021 (leia aqui), o Toyota Camry está de volta ao mercado nacional. Na linha 2023, oficializada pela marca japonesa nesta quarta-feira (18), o sedã traz novidades principalmente na mecânica, incorporando sistema híbrido no lugar do tradicional V6 aspirado a gasolina. Ele recebe ainda retoques estéticos e novos itens na variação XLE, a única comercializada por aqui, tabelada em R$ 331.790.

Destaque do Camry 2023, o sistema híbrido é formado pelo 2.5 a gasolina de 178 cv (5.700 rpm) e 22,5 kgfm (3.600 rpm), apoiado por três motores elétricos de 120 cv e 20,6 kgfm totais. Trabalhando em conjunto, o quarteto disponibiliza até 211 cv, bem abaixo dos 310 cv e 37,7 kgfm do V6 disponibilizado até então. O foco do sedã agora, contudo, é a maior eficiência energética. Auxiliando neste sentido, há a nova transmissão eCVT, que não teve a operação detalhada pela empresa. O sistema híbrido atua em quatro modos: Normal, Eco, EV (elétrico) e Sport.

Em termos visuais, pouca coisa muda no Camry. A reforma remete à aplicada nos EUA em 2020 (leia aqui), com ligeira alteração na dianteira como destaque: o para-choque exibe tomada de ar maior e elementos cromados nas extremidades. A grade também deixa de invadir a parte inferior. Nas laterais, troca-se o desenho das rodas de 18 polegadas. E só.

Já o interior traz central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto e tela de nove polegadas, quadro de instrumentos com visor de 7″ ao centro, ar condicionado de três zonas, iluminação ambiente e bancos traseiros com regulagem elétrica de inclinação. A lista de itens ganha ainda teto solar panorâmico, farol alto com acionamento automático e os assistentes de condução do pacote Safety Sense, com auxílio de permanência de faixa, alerta de colisão com detector de pedestres e ciclistas também à norte e em curvas, entre outros.

O Camry 2023 desembarca com cinco anos de garantia para o veículo e três adicionais para o sistema híbrido. O prazo de cobertura é limitado a 100 mil quilômetros de circulação.

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