Prometida em dezembro (leia aqui), a nacionalização dos Audi Q3 e Q3 Sportback já tem previsão de acontecer. A marca alemã revelou que a dupla, recém-chegada ao País (leia aqui), começa a ser montada em São José dos Pinhais (PR) a partir de julho, com componentes oriundos da Hungria. As duas carrocerias serão produzidas por aqui com motorização turbo e tração integral Quattro.
Com a retomada da produção, a Audi volta a ter atividade industrial no Brasil após mais de um ano e meio. Em dezembro de 2020 (leia aqui), a empresa confirmou a interrupção das operações devido à necessidade de um acerto com o governo federal, relativo à devolução de impostos já recolhidos. O último produto nacional foi o A3 Sedan.
Com Q3 e Q3 Sportback nacionais, a Audi espera alavancar as cifras no mercado nacional. Dentre seus SUVs, ela aposta que 43% dos vendidos serão da carroceria Sportback, incluindo a família Q5 na conta. Vale ressaltar que as linhas Q3 e Q5 representam 62% dos emplacamentos da marca no País.