F1: Verstappen lidera dobradinha da Red Bull na Espanha; Russell fecha pódio


1398657321

A temporada 2022 da Fórmula 1 segue reservando fortes emoções aos fãs, como prova o GP da Espanha, disputado neste domingo (22). Após largar em segundo, cair para quarto e sofrer com a asa móvel (DRS) defeituosa, Max Verstappen venceu a etapa realizada no Circuito da Catalunha, em Barcelona, com o companheiro de Red Bull Sergio Perez em segundo. O mexicano também fez boa prova, tendo recebido a ordem de abrir espaço para o holandês – que, de fato, vinha bem mais rápido na pista. O terceiro lugar ficou com George Russell, da Mercedes, único a terminar entre os 5 melhores em todas as seis etapas da temporada. Charles Leclerc, então líder da corrida, abandonou por problemas no motor e perdeu também a dianteira no campeonato. Em uma bela corrida de recuperação, Lewis Hamilton chegou em quinto.

A CORRIDA

Largando na pole, Leclerc destracionou um pouco na partida e teve de fechar a porta de Verstappen ainda na reta inicial, enquanto Russell superou Sainz. Na primeira curva, Perez mergulhou para passar o espanhol, deixando-o para brigar com Hamilton, e acabou tocando em Russell. Para a sorte dos dois, foi apenas um encontrão. Mais à frente, porém, o heptacampeão não seria tão agraciado: ao dividir a curva 3 com Kevin Magnussen, ambos se encostaram. O dinamarquês saiu da pista para a caixa de brita, enquanto o britânico ficou com o carro danificado e precisou ir aos boxes para realizar um reparo, caindo para 19º – à frente apenas do rival da Haas. Com o toque, Mick Schumacher aproveitou o espaço para subir a sexto, superando Valtteri Bottas.

Após parar para o reparo, Hamilton voltou à pista bem distante dos rivais. Ele chegou a sugerir à equipe, pelo rádio, que fosse melhor abandonar a disputa para “economizar motor” para as próximas etapas. O engenheiro respondeu que ele deveria ficar na pista, pois as simulações de corrida permitiam sonhar com um oitavo lugar. Lá na frente, os pilotos se mantinham próximos uns dos outros, mas com os ponteiros desgarrando do grupo de topo. Na volta 7, o vento de cauda “empurrou” Sainz para fora da pista, fazendo o espanhol despencar de quinto para 11º. Na 9, o mesmo aconteceu com Verstappen, mas o holandês perdeu apenas duas posições, passando de segundo para quarto.

Com a saída de pista de Verstappen, Leclerc ganhou uma boa margem na dianteira. Perez vinha tentando superar Russell, que se defendia bem. A Red Bull solicitou a troca de posições, mas tampouco Max conseguia passar George. Na volta 27, o motor da Ferrari de Leclerc parou de operar, obrigando o monegasco a abandonar e deixando o inglês da Mercedes na liderança. Sem conseguir tomar a posição, muito por conta do DRS com problema para abrir, Verstappen optou por parar e trocar pneus, deixando Perez livre para atacar o rival. O mexicano já vinha pedindo passagem, por ter melhor ritmo e sua asa móvel operar normalmente.

Na volta 31, Perez passou com brilho por Russell, tomando a dianteira. Já Verstappen, de “calçados” novos, superaria Valtteri Bottas, assumindo o terceiro lugar. Na 37, ele alcançaria Russell, partindo para tomar o segundo posto, mas o inglês parou antes, trocando novamente os pneus. A fim de evitar riscos, Perez também foi aos boxes, substituindo seus compostos. Em ritmo frenético, Verstappen seguiu os demais ponteiros e retornou logo atrás do mexicano. Em duas voltas, ele estava em condições de ultrapassagem, até que a Red Bull solicitou a troca de posições. Checo respondeu que abriria espaço, embora considerasse o pedido “injusto”. Pelo rádio, o holandês agradeceu ao colega de time pela manobra.

Ao final da etapa, os pilotos mais distantes começaram a parar para tentar o ponto extra da volta mais rápida. O agraciado foi Perez, que cravou o melhor tempo. Ainda no fim, Hamilton e Sainz tomariam a quarta posição de Bottas. O heptacampeão também superaria o espanhol, mas um vazamento no radiador, a duas voltas do fim, obrigou Lewis a tirar o pé, deixando Carlos livre para conseguir seu melhor resultado na Espanha. Sem protagonismo, mas colhendo bons resultados, a prova também foi boa para os demais que terminaram na zona de pontuação, como Lando Norris, que saiu em 11º e chegou em oitavo, e Fernando Alonso, que começou em último (20º) e terminou em nono.

A próxima corrida é o GP de Mônaco, disputado nas ruas do principado, em Monte Carlo, entre os dias 27 e 29 de maio.

Confira abaixo a classificação da prova.

GP PIRELLI DA ESPANHA (66 voltas)
1. Max Verstappen (HOL) – Red Bull  – em 01h37min20s475
2. Sergio Perez (MEX) – Red Bull – a 13s072
3. George Russell (ING) – Mercedes – a 32s927
4. Carlos Sainz (ESP) – Ferrari – a 45s208
5. Lewis Hamilton (ING) – Mercedes – a 54s534
6. Valtteri Bottas (FIN) – Alfa Romeo-Ferrari – a 59s976
7. Esteban Ocon (FRA) – Alpine-Renault – a 1min15s397
8. Lando Norris (ING) – McLaren-Mercedes – a 1min23s235
9. Fernando Alonso (ESP) – Alpine-Renault – a 1 volta
10. Yuki Tsunoda (JAP) – AlphaTauri-Red Bull – a 1 volta
11. Sebastian Vettel (ALE) – Aston Martin-Mercedes – a 1 volta
12. Daniel Ricciardo (AUS) – McLaren-Mercedes – a 1 volta
13. Pierre Gasly (FRA) – AlphaTauri-Red Bull – a 1 volta
14. Mick Schumacher (ALE) – Haas-Ferrari – a 1 volta
15. Lance Stroll (CAN) – Aston Martin-Mercedes – a 1 volta
16. Nicholas Latifi (CAN) – Williams-Mercedes – a 1 volta
17. Kevin Magnussen (DIN) – Haas-Ferrari – a 2 voltas
18. Alexander Albon (TAI) – Williams-Mercedes – a 2 voltas *

*Adição de 5s por “exceder os limites de pista”

NÃO COMPLETARAM
Charles Leclerc (MON) – Ferrari (motor)
Guanyu Zhou (CHN) – Alfa Romeo-Ferrari (problemas mecânicos)

VOLTA MAIS RÁPIDA
Sergio Perez (MEX) – Red Bull – 1min24s108 (volta 55)

PILOTO DO DIA (Votação do Público)
Lewis Hamilton (ING) – Mercedes

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s