Dando sequência à renovação de sua gama de SUVs, a Mercedes-Benz apresenta agora a segunda geração do GLC – ou terceira, se considerarmos o GLK como a primeira linhagem. Adiantado anteriormente pela própria marca (leia aqui), o modelo adota um perfil mais esportivo, deixando um pouco de lado as linhas familiares. Ele chega às lojas sempre com sistema híbrido (leve ou plug-in) e deve desembarcar no Brasil em 2023.
Como dito, o GLC passa a apostar em um design mais arrojado, adotando faróis sem irregularidades, grade larga e lanternas quase triangulares, remetendo aos sedãs da Mercedes. O interior mantém o refinamento e conta com três saídas de ar centrais altas abrindo espaço para a tela vertical de 11,9 polegadas. O volante tem raios “retos” e comandos sensíveis ao toque, solução que domina o segmento premium.
A troca de geração fez o GLC crescer: ele mede agora 4,716 metros de comprimento (+6,0 centímetros), 1,890 m de largura (-), 1,640 m de altura (+0,2 cm) e 2,888 m de entre-eixos (+1,5 cm). O porta-malas comporta agora 620 litros, 70 a mais que a geração passada. Com um trabalho árduo para “fechar” passagens de ar desnecessárias, a Mercedes conseguiu reduzir seu coeficiente aerodinâmico de 0,31 para 0,29.
A gama de motores tem seis opções, que têm disponibilidade variada de acordo com o mercado. Algumas delas também chegam às ruas em um segundo momento. A linha a gasolina dispõe dos 2.0 de 204 cv (GLC200) e de 258 cv (GLC300), enquanto a gama a diesel é formada pelos 2.0 de 197 cv (GLC220d) e 269 cv (GLC300d). Todas elas têm sistema híbrido leve (MHEV), com rede de 48 volts e máquina elétrica de 23 cv, que faz funções como arranque.
A linha híbrida plug-in (PHEV) tem sempre um motor elétrico de 136 cv com bateria de 31,2 kWh de capacidade bruta. O 300e, a gasolina, tem um 2.0 de 204 cv, mas entrega 313 cv totais, com autonomia estimada em 130 km usando apenas eletricidade. Já o 300de, a diesel, tem um 2.0 de 197 cv, com 333 cv combinados disponíveis ao motorista e percurso médio homologado em 128 km. Ambos contam com tração integral 4Matic e seletor de modos de condução. Em alguns mercados, haverá ainda o 400e, com 381 cv totais.