O estreitamento de relações das marcas da Stellantis no Brasil renderá mais um fruto em breve. A próxima novidade é o Fiat Scudo, comercial leve derivado dos Citroën Jumpy e Peugeot Expert produzidos no Uruguai (leia aqui). A empresa italiana confirmou a novidade, garantindo a chegada do furgão para a próxima semana.
Diferentemente do Peugeot Partner Rapid (leia aqui), criado sobre a base do Fiat Fiorino brasileiro (leia aqui), o Scudo não nasceu após a formação da Stellantis. Antes da fusão entre as companhias, elas já haviam firmado acordos sobre modelos comerciais, que por aqui haviam se tornado realidade com o trio formado por Ducato, Jumper e Boxer. No entanto, será a primeira vez que o Scudo, lançado na Europa em 1995, chegará ao País.
A receita do novo produto é a que se repete em outros acordos relativos a utilitários. Ele usa a mesma base, trocando apenas emblemas, grade e um ou outro componente, como o para-choque dianteiro. Assim, podemos esperar que o Scudo use o mesmo 1.6 Turbodiesel de 120 cv e 30,6 kgfm dos irmãos franceses, bem como o câmbio manual de seis marchas. A tendência é que ele seja oferecido com carrocerias para o transporte de cargas, com capacidade para até 6,1 metros cúbicos de volume e 1.500 kg de peso, e também de pessoas, transportando até 11 passageiros.
Hoje, o Peugeot Expert parte de R$ 161.990. Portanto, podemos esperar que o Scudo tenha preços próximos do irmão francês.
A Fiat pretende relançar a Doblô por aqui? Há chances? Ouve-se comentários? Não existe similar no mercado.