Oscar Piastri, campeão da F2 em 2021
Os rumores da entrada de Oscar Piastri, campeão da Fórmula 2 em 2021, na Fórmula 1 têm crescido a cada semana. Nos bastidores, aposta-se que o australiano vá conseguir uma vaga no ano que vem. Contudo, há vozes indicando que ele vá ganhar um carro ainda em 2022. O jovem promissor tomaria a vaga do canadense Nicolas Latifi, da Williams.
O nome de Piastri vem ganhando força na F1 há alguns meses. Reserva da Alpine, ele era especulado para assumir o posto de titular em 2023, mas o interesse da equipe em manter Fernando Alonso e a renovação com Esteban Ocon minaram as possibilidades. Durante o GP do Canadá, ganhou força o rumor de que o campeão da F2 em 2021 poderia tomar o lugar de Latifi não apenas no ano que vem, mas já na próxima etapa da Fórmula 1, o GP da Grã-Bretanha, a ser disputado entre 1º e 3 de julho.
O caminho de Piastri à Williams tende a ser pavimentado por dois fatores. O primeiro é o baixo rendimento de Latifi, especialmente em 2022. Seu melhor resultado foi um 14º lugar no GP de Miami, o que o deixa em 21º no Mundial de Pilotos, atrás até mesmo de Nico Hülkenberg, que disputou somente as duas primeiras provas, substituindo pontualmente Sebastian Vettel. Além disso, erros considerados primários estariam incomodando a direção da equipe.
Dupla atual da Williams: Albon (#23) e Latifi (#6)
O outro forte motivo para a chegada de Piastri seria um novo acordo entre Williams e Alpine/Renault. Há rumores de que a Mercedes deseja reduzir o número de clientes de componentes mecânicos e os franceses poderiam substituir os alemães neste sentido, haja vista que atualmente apenas produzem motores para si. O aprofundamento da relação ajudaria Piastri, piloto da academia da Alpine, a conseguir sua vaga na F1.
Por ora, são “apenas” rumores, mas no circo da F1 nada é por acaso.