BMW X1
A BMW oficializou as linhas da terceira geração do X1, testado nas ruas desde 2020 e atrasado pela pandemia. Totalmente reformulado, o SUV tem visual com personalidade, ainda que exiba também uma enorme grade frontal e elementos estéticos comuns a outros lançamentos recentes da marca. Além das variações a combustão e híbridas, ele tem garantida uma inédita opção elétrica, a ser vendida como iX1. A estreia acontece em outubro, na Europa, enquanto o Brasil deve recebê-lo somente em 2023.
BMW X1
Visualmente, o renovado X1 traz soluções específicas à gama. Ele tem faróis com a parte superior mais angulosa, capô envolvendo o topo do para-lamas, frente verticalizada e a já comum enorme grade “unida” da marca. As laterais exibem maçanetas “embutidas” e vigias com uma “Hofmeister Kink” suavizada. Já a traseira tem lanternas em “L” com diferentes relevos, vincos horizontais marcantes e para-choque “esculpido”, com cortes retos. O interior também conta com elementos próprios, como os difusores alongados ao centro e acima do porta-luvas e o console suspenso. O volante lembra o do Série 7 (leia aqui), mas tem botões físicos em vez de superfícies sensíveis ao toque.
BMW X1
A plataforma do X1 é uma evolução da usada pelo seu antecessor, sendo chamada agora de UKL2. Com ela, o SUV cresceu em todas as medidas, possuindo 4,500 metros de comprimento (+5,3 centímetros), 1.845 m de largura (+2,4 cm), 1,642 m de altura (+4,4 cm) e 2,692 m de entre-eixos (+2,2 cm). Dessa forma, ele indica ter ficado mais espaçoso. A BMW revela ainda que há itens novos como aparelho de som Harman Kardon com 12 alto-falantes e 205 watts, câmera fotográfica interna e acesso remoto pelo aplicativo MyBMW App.
BMW iX1
MOTORIZAÇÃO VARIADA
A gama de propulsores disponível é composta, inicialmente, por quatro opções, sempre com câmbio de dupla embreagem e sete velocidades. A gasolina, há o 1.5 de 136 cv e 23,4 kgfm com tração dianteira (sDrive18i) e o 2.0 de 204 cv e 32,6 kgfm com sistema integral (xDrive23i) e dotado de sistema híbrido leve, com rede de 48 volts. O primeiro vai de zero a 100 km/h em 9,2 segundos e chega a 208 km/h, enquanto o segundo cumpre a prova em 7,1 s e alcança 233 km/h. A diesel, são dois 2.0, com 150 cv e 36,7 kgfm (sDrive18d) e com 197 cv e 40,8 kgfm (xDrive23d), o mais forte também com tração integral e rede de 48 volts. O tempo de aceleração é de respectivos 8,9 e 7,4 s, com máximas de 210 e 225 km/h.
BMW iX1
Em novembro, os europeus recebem as variações eletrificadas em maior nível. As híbridas plug-in são duas, sempre com motor 1.5 Turbo de três cilindros para mover as rodas dianteiras e um elétrico para as traseiras. Na xDrive25e, são 245 cv totais (136 cv + 109 cv), enquanto o xDrive30e conta com 326 cv (150 cv + 177 cv). Para ambos, a bateria possui 14,2 kWh, que permite rodar até 89 km somente com eletricidade.
Na mesma época, estreia o inédito iX1. Oferecido em versão única, chamada xDrive30, ele conta com um motor para cada eixo. Ao todo, são 313 cv, que aceleram o SUV de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e empurram o SUV até os 180 km/h. A bateria conta com 64,7 kWh, para uma autonomia homologada de até 438 km.
BMW iX1