A Audi anunciou oficialmente a retomada de produção de veículos no Brasil, pouco mais de um ano e meio após o fim da montagem do A3 Sedan (leia aqui). Como já se sabia, a marca volta a operar industrialmente em São José dos Pinhais (PR) com a fabricação de Q3 e Q3 Sportback (leia aqui). A atividade é fruto de um aporte de R$ 100 milhões.
Por ora, a produção da dupla acontece em regime Semi Knock Down (SKD), com conjuntos de peças e demais componentes, sem estarem completamente desmontados. Nas linhas de São José dos Pinhais, as partes são unidas para formar os veículos prontos. Segundo a Audi, esta operação é mais eficiente para modelos com baixo volume. No caso dos SUVs, a marca estima fabricar cerca de 4.000 unidades por ano, em dois turnos, com 200 colaboradores.
Esta é a terceira vez que a Audi produz veículos no Brasil. Em 1999, abriu a planta de São José dos Pinhais, junto com a Volkswagen, para fabricar a primeira geração do A3 ao lado da quarta linhagem do Golf. Em 2006, o hatch foi descontinuado. A retomada só viria em 2015, com a montagem do Q3 e, no ano seguinte, do A3 Sedan, este o último produto feito por aqui – até então – e descontinuado ao final de 2020.