A família de modelos em formato “exótico” segue crescendo na Citroën. Fazendo jus à tradição da marca, chega agora à gama o C4 X, a meio caminho de C4 (leia aqui) e C5 X (leia aqui). Ele se coloca em posição intermediária não apenas em termos de porte, motorização ou equipamentos, mas também no visual, que mescla características da dupla. A novidade compartilha a base com o Peugeot 408 (leia aqui) e chega às lojas europeias no último trimestre de 2022.
Visualmente, o C4 X se alinha ao irmão C4, mas adota várias soluções específicas das colunas B pra trás. As portas têm folhas maiores e o teto se prolonga à traseira, modificando também o desenho dos vigias. Já as lanternas avançam em duas pontas às laterais, fazendo a ponte com o irmão C5 X. O interior segue a identidade dos últimos Citroën, com tela central superior e difusores de ar trapezoidais.
Feito sobre a plataforma modular CMP, o C4 X mede 4,600 metros de comprimento, ficando mesmo a meio caminho dos irmãos: ele é 21 centímetros mais comprido que o C4 e 21 cm mais curto que o C5 X. O lançamento possui ainda 1,800 m de largura, 1,525 m de altura, 2,670 m de entre-eixos e 510 litros no porta-malas. Por porte e design, ele aparenta mirar no Renault Arkana (4,57 m).
Alguns dos mercados europeus mais desenvolvidos (Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Portugal e Reino Unido, além dos países nórdicos) terão apenas o ë-C4 X, a variação elétrica. O sistema é similar ao oferecido pelo Peugeot 208 no Brasil (leia aqui), com 136 cv e 26,5 kgfm e bateria de 50 kWh, garantindo autonomia próxima de 350 km por recarga. Com o conjunto, o C4 X vai de zero a 100 km/h em 9,5 segundos e tem máxima limitada a 150 km/h. Onde for vendido com opção a combustão, estarão disponíveis o 1.6 a diesel de 130 cv e os 1.2 a gasolina de 100 ou 130 cv.