A Kia ainda não lançou a nova geração do Sportage no Brasil, mas a novidade está perto de chegar ao mercado. Isso porque o SUV já aparece no site da marca no País, confirmando seu desembarque em duas versões. Ele tem motor com sistema híbrido leve, porte similar ao da variação vendida na Europa e preços começando em R$ 219.990. A apresentação acontece no fim de julho.
Pelos teasers, é possível notar que a Kia optou pela variação mais curta do Sportage, a europeia (leia aqui), diferentemente do visto em América do Norte e Coreia do Sul, por exemplo. O modelo a ser vendido no Brasil possui 4,515 metros de comprimento (-13,3 centímetros que o global) e 2,680 m de entre-eixos (-7,5 cm), mas não altera o 1,865 m de largura e o 1,660 m de altura frente ao irmão global.
Sob o capô, o Sportage traz o 1.6 Turbo a gasolina de 180 cv e 27 kgfm dotado de sistema híbrido leve (MHEV). Nele, há um pequeno propulsor elétrico que opera como alternador e motor de arranque e ajuda em retomadas, diminuindo consumo e emissões. A tração é dianteira, com a força sendo enviada às rodas pelo câmbio de dupla embreagem e sete velocidades.
No Brasil, serão oferecidas duas versões. A EX (R$ 219.990) já vem bem equipada, garantindo ar condicionado de duas zonas, chave presencial com partida por botão, bancos do motorista elétrico e dianteiros aquecidos, rodas de 18 polegadas, retrovisores com rebatimento elétrico e rack. Há também sensores de chuva, luminosidade e obstáculos dianteiro e traseiro, câmera de ré, auxílio de permanência de faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma, aviso de pontos cegos, volante aquecido, assistente de frenagem em descidas, quadro de instrumentos digital e central multimídia com tela de 8″.
A EX Prestige (R$ 254.990) agrega telas de 12,3″ para quadro de instrumentos e central multimídia, carregador de celular sem fio, luzes de neblina em LED, bancos em couro e dianteiros com ventilação, teto solar panorâmico e tampa do porta-malas elétrica. Há ainda aletas para trocas de marcha no volante, luz interna em LED, rodas de 19 polegadas, seletor de câmbio rotativo e acabamentos em cromo fosco e preto brilhante. Para completar, há controle de velocidade adaptativo (ACC), câmeras para visão externa em 360 graus e monitor de ponto cego digital. O único opcional é a pintura, que pode adicionar R$ 2.800 à conta final.
É muito lindo um sonho pra qualquer um
Eu também acho lindíssimo!