Um dos principais elementos no acordo firmado entre Ford e Volkswagen era a segunda geração da Amarok, que acaba de ser oficializada pela montadora alemã. Derivada da última Ranger (leia aqui), a picape muda em todas as áreas, mantendo “somente” o nome em relação à antecessora. Infelizmente, ela não será vendida no Brasil: a atual linhagem continuará em produção na Argentina, de onde é despachada para cá, com modificações (leia aqui).
Construída sobre a plataforma T6 da Ford, a Amarok terá cabines simples e dupla, mas só a segunda foi apresentada agora. Ela mede 5,355 metros de comprimento (+3,4 centímetros) e 3,270 m de entre-eixos (+17,3 cm), prometendo melhora considerável no espaço do banco traseiro. A largura é agora de 1,910 m (-3,4 cm), com altura ficando em 1,880 m (+1 cm), variando pelo tamanho de rodas e pneus, que têm entre 17 e 21 polegadas. Como na Ranger, a Amarok reduz os balanços dianteiro e traseiro, a fim de melhorar ângulos de entrada e saída. Além disso, a capacidade de transpor por trechos alagados chega agora a 80 cm (+30 cm).
No visual, a Amarok não esconde o parentesco com a Ranger, devido às formas gerais da carroceria. Contudo, traz elementos próprios, já esperados, como faróis, grade, para-choques, para-lamas, lanternas, tampa da caçamba e rodas, entre outros. Alguns itens vêm da Ford, a saber: retrovisores, maçanetas, janelas, estribos e demais componentes.
O interior tenta se alinhar a outros VW, adotando o volante padrão da marca, mas nem mesmo as linhas do painel fazem bem esta ponte. A maior parte das peças é típica da Ford, como se nota nos botões de vidros e iluminação, nas alavancas atrás do volante, no manete do câmbio e até mesmo no quadro de instrumentos, que parece um pouco fora do padrão da empresa alemã. A central multimídia vertical é uma versão repaginada do sistema Sync4, da Ford. Há cinco níveis de acabamento (Amarok, Life, Style, PanAmericana e Aventura), com as versões mais equipadas trazendo faróis em LED Matrix, aparelho de som Harman Kardon e mais de 20 assistentes de condução.


