A União Europeia anunciou a obrigatoriedade do uso de dois equipamentos em veículos novos já para este mês de julho. Tratam-se da caixa preta, aparelho similar ao já usado na indústria aeronáutica, e o Assistente Inteligente de Velocidade (ISA), que tende a reduzir a velocidade de um automóvel até mesmo “à força” (veja no vídeo abaixo). Para produtos que já estão no mercado, o prazo final para aplicação é julho de 2024.
A caixa preta, como apontamos, atua tal qual o equipamento utilizado em aviões. Ela registra dados como a velocidade do automóvel, a rotação do motor, as posições de freio e acelerador, a força do impacto e o uso de cintos por parte dos ocupantes. As gravações devem ocorrer em pelo menos 30 segundos antes de uma colisão e 10 s após. Inicialmente, a informação ali contida só deverá ser acessada por agentes legais e agências governamentais relacionadas ao tema.
Já o ISA é um aparelho que calcula o limite de velocidade analisando dados de GPS ou do leitor de placas do veículo. Caso detecte excessos, ele pode atuar de quadro maneiras: enviar avisos visuais ou acústicos; emitir vibrações no volante; fazer com que o pedal do acelerador force “contra” o pé do condutor; ou reduzir automaticamente a velocidade do carro até o limite legal. Este último pode ser um problema no caso de ultrapassagens ou retomadas. A reação do equipamento é uma decisão de cada montadora, que ficará livre para escolher como seu aparelho atuará.