A chinesa BYD segue ampliando sua gama de produtos no Brasil, trazendo a partir de agora o monovolume D1. Opção mais acessível da marca por aqui, ele desembarca por R$ 269.990, tendo como foco a venda direta para empresas, destinando-o a frotas ou a serviços de locação e assinatura. Ele se une ao sedã Han (leia aqui) e ao SUV Tan (leia aqui), formando a família da montadora asiática em solo tupiniquim.
Apresentado na China em 2020, o D1 é uma opção mais familiar, com design que lembra os carros do game GTA. Ele mede 4,390 metros de comprimento, 1,850 m de largura, 1,650 m de altura e 2,800 m de entre-eixos, medida bastante generosa para um modelo deste porte. Seu motor elétrico entrega 130 cv e 18,3 kgfm, levando-o à máxima limitada de 130 km/h. A bateria Blade, criada pela BYD, armazena até 53,4 kWh, garantindo autonomia na casa dos 370 km.
O modelo desembarca por aqui em duas versões, GL e GS, sempre com carroceria na cor branca. Os conteúdos não foram diferenciados, mas a variação mais cara garante alertas de mudança de faixa e de colisão iminente, frenagem autônoma de emergência, detector de pedestres, entre outros. A garantia é de cinco anos ou 500 mil km para a bateria e dois anos ou 100 mil quilômetros para os demais componentes do veículo.
O D1 já é usado em testes pela plataforma 99 na cidade de São Paulo (SP).