Não parece que os 450 cv do 3.5 V6 que equipa a F-150 Raptor (leia aqui) sejam pouca coisa. Mas para alguém da Ford pode ser que era necessário ter mais força e potência à disposição – “talvez” pela existência de uma tal Ram 1500 TRX (leia aqui). Assim, a marca desenvolveu uma nova variação da picape, chamada Raptor R, equipada com o “mesmo” 5.2 V8 do Mustang GT500 (leia aqui), recalibrado especificamente para ela. As reservas nos Estados Unidos já estão disponíveis, mas a produção começa apenas no último trimestre de 2022.
As aspas sobre o “mesmo” não são à toa: o V8 recebeu alterações para mover a F-150. Entre as diferenças, há uma polia menor para o compressor volumétrico tipo Rootes, admissão e filtro de ar revistos, coletores de escape específicos, filtro e resfriador de óleo próprios e cárter com maior capacidade. Na Raptor R, ele entrega 710 cv e 88,6 kgfm, ante os 771 cv e 86,4 kgfm disponíveis no Mustang. A Raptor tem 450 cv e 70,5 kgfm.
Em vez da caixa de dupla embreagem, a Ford manteve o câmbio automático de 10 marchas das demais versões da F-150, a fim de manter a durabilidade do sistema. Com 2.699 kg de peso em ordem de marcha (45 kg a mais que a V6), a Raptor R é 181 kg mais leve que a TRX, o que deve ajudar a garantir melhor rendimento que a rival da Ram. Além do V8, ela tem outros diferenciais, como amortecedores recalibrados, molas 5% mais rígidas e pneus BF Goodrich All-Terrain T/A KO2 de 37 polegadas.
A Raptor R está disponível nos EUA por US$ 109.145 (R$ 590.000, em conversão direta), ou US$ 27.000 (R$ 145.000) a mais do que o pedido pela Raptor.