A Stellantis anunciou o fim da joint-venture com Guangzhou Automobile Group (GAC), destinada a atuar no mercado chinês. O comunicado pegou de surpresa quem não acompanha tão de perto a operação no gigante asiático, haja vista que as empresas haviam confirmado um aumento de participação societária em janeiro (leia aqui). Este, aliás, poderia ser um dos motivos do desacerto: a GAC alega não ter conhecimento da injeção de capital dos aliados ocidentais antes do anúncio, o que teria gerado atritos internos. Com o divórcio, a produção de veículos da Jeep será interrompida momentaneamente no país.
A joint-venture entre as partes foi firmada em 2010, quando a FCA Fiat Chrysler ainda não havia se fundido à PSA Peugeot Citroën e formado a Stellantis. A aliança rendeu a produção chinesa, sob responsabilidade da GAC, dos Jeep Cherokee, Compass, Grand Commander (produto local) e Renegade. No entanto, os resultados da parceria têm sido bem aquém do esperado: segundo a Reuters, a operação é deficitária, com uma participação de mercado bem baixa dos produtos. “Chegamos à conclusão que era melhor fechar a joint-venture”, explicou um porta-voz à agência.
Apesar do fim da aliança, a Jeep seguirá atuando na China com a rede de concessionários já formada. O mercado será abastecido com produtos importados, o que significa o fim do local Grand Commander, e eletrificados.
[ Fonte: Reuters ]