A Fiat oficializou a chegada da linha 2023 do Cronos à Argentina, onde o sedã é produzido. Como novidades, ele traz leves retoques visuais, a fim de marcar a estreia da transmissão continuamente variável (CVT) como opção ao motor 1.3 8v Firefly. Já disponível em Strada (leia aqui) e Pulse (leia aqui), ela chega agora ao três-volumes, devendo ser disponibilizada também no Argo (leia aqui) em breve.
Estreada pelo Pulse, a combinação entre o 1.3 e o CVT dá ao Cronos novamente a opção de uma caixa que faça trocas “sozinha”, perdida desde a descontinuação do 1.8 16v E.torQ com câmbio automático (leia aqui). Na Argentina, o propulsor consome apenas gasolina, entregando 99 cv e 13 kgfm às rodas dianteiras do sedã. Por aqui, ele queima também etanol, gerando até 107 cv e 13,7 kgfm com este combustível.
Em termos visuais, as mudanças do Cronos 2023 são bem leves. A dianteira passa a ter dois filetes cromados (veja aqui a atual) e a versão Precision, indisponível por aqui, tem rodas de liga leve redesenhadas. Além disso, a carroceria recebe a opção da cor cinza Strato. Por fim, o interior ganha o volante do Pulse, com novo desenho para miolo, empunhadura e raio inferior. A peça foi aplicada também na Toro 2023 (leia aqui).
Na terra do tango, o Cronos 1.3 Drive parte de 3,2 milhões de pesos (R$ 135,8 mil), subindo a 3,49 milhões (R$ 148,2 mil) na 1.3 Drive CVT e a 3,71 milhões (R$ 157,6 mil) na 1.3 Precision CVT.
A novidade deve estrear no Brasil nos próximos dias.