VW troca de CEO: sai Diess, entra Blume


Oliver Blume será o CEO da Volkswagen AG

Em uma ação surpreendente, a Volkswagen AG anunciou a demissão de Herbert Diess, 63 anos, do cargo de chefe-executivo (CEO) do grupo. A decisão teria sido tomada em reunião do conselho da companhia, realizada na última quarta-feira (20), e comunicada ao então comandante da empresa no dia seguinte, assim que ele desembarcou na Alemanha, após uma visita aos Estados Unidos. Em seu lugar, assume Oliver Blume, 54 anos, atualmente responsável pelas atividades da Porsche.

A saída de Diess acontece pouco mais de quatro anos após sua nomeação (leia aqui). Na época, ele substituíra Matthias Müller, que chegou em 2015 para conduzir a empresa após o escândalo Dieselgate (leia aqui). A missão era trazer melhores resultados em termos de eletrificação, acelerando este processo da empresa. O CEO até conseguiu colher bons frutos, mas começou a ser questionado dentro do grupo por atrasos em projetos considerados primordiais pelo conselho, especialmente a família Porsche, maior acionista da Volkswagen AG. Em 2022, as ações preferenciais da montadora caíram 24%, fazendo com que o valor de mercado ficasse na casa de € 84 bilhões, bem longe da meta de € 200 bi traçada em 2019.

Herbert Diess, agora ex-CEO da VW

Apesar de ter perdido o apoio, Diess foi elogiado pelos representantes da família em comunicado. “Herbert Diess orientou estrategicamente oGrupo Volkswagen para a eletromobilidade”, disseram, em nota conjunta, os líderes da família com voto majoritários na VW, Wolfgang Porsche e Hans-Michel Piëch. “É para seu crédito particular que o grupo Volkswagen hoje esteja em uma posição forte para uma maior transformação”, acrescentaram. Diess estava na empresa desde 2015, contratado junto à BMW, e seguirá recebendo os valores previstos em contrato até 2025.

A escolha por Blume para o cargo de CEO não chega a ser uma surpresa, haja vista que ele vinha sendo considerado o “sucessor natural” de Diess há algum tempo – ainda que poucos esperassem que isso fosse acontecer por agora. No Grupo, estreou como estagiário na Audi, avançou para Seat e VW, até que foi nomeado chefe de produção da Porsche, em 2013.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s