Alpine mostra A110 elétrico


Enquanto não apresenta os frutos de sua aliança com a Lotus, que renderá modelos elétricos (leia aqui), a Alpine esboça seu futuro com uma variação “ecológica” do A110. Apresentado pela marca francesa como E-ternité, o conceito faz uma prévia do que os europeus terão nas ruas a partir de 2024, embora este cupê e este sistema motriz não estejam previstos para serem combinados em um modelo de produção. De acordo com a empresa, o protótipo serve somente para “reforçar o compromisso” com a eletrificação.

Para eletrificar a A110, a Alpine recorreu à sua controladora Renault, que forneceu o sistema de propulsão do Mégane E-Tech (leia aqui). O motor, revisto para entregar 242 cv e 30,6 kgfm, foi colocado na traseira, para mover o eixo traseiro, e é comandado por um câmbio de dupla embreagem com duas marchas, da Getrag. Segundo sua criadora, o E-ternité vai de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e alcança 250 km/h.

Foto de - alpine a110-e-ternite-prototipo

Para “caber” na estrutura do A110, o pacote de baterias do Mégane, de 60 kWh, foi dividido em dois, com 33% situados na dianteira e o restante atrás. Só elas pesam 395 kg, mas o peso do conceito subiu “apenas” 258 kg após todo o transplante, chegando a 1.378 kg. A distribuição pouco mudou: de 43% para 42% sobre o eixo frontal e de 57% para 58% no posterior. A suspensão foi retrabalhada, ganhando amortecedores Öhlins e molas mais elásticas.

Foto de - alpine a110-e-ternite-prototipo

Visualmente, o E-ternité pouco muda em relação ao A110 a gasolina. Notam-se a ausência da saída de escape central, na traseira, e a chegada de um teto removível, composto por duas folhas de fibra de carbono. A portinhola para recarga das baterias não foi localizada.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s