A Audi apresentou uma nova versão para os modelos RS4 (leia aqui) e RS5 (leia aqui) na Europa. Os esportivos receberam a variação Competition Plus, que mantém a potência das opções “de base”, mas trazem alterações para melhorar o comportamento dinâmico e reduzir o peso. Há ainda novidades em termos de equipamentos e também no visual. Por ora, a novidade não tem previsão de desembarcar no Brasil.
De acordo com a Audi Sport, a Competition Plus traz a RS4 Avant, RS5 Coupé e RS5 Sportback a nova suspensão RS Sport Pro, com barras estabilizadoras mais firmes e amortecedores coilover de regulagem manual. De fábrica, a carroceria é 10 milímetros mais próxima do solo, podendo ser rebaixada em mais 10 mm. A direção também foi revista, ficando mais direta, o diferencial esportivo passou por nova programação e foram modificadas os módulos eletrônicos de motor, câmbio e sistema de freios.
A Audi informa que a versão tem ainda novo sistema de escape e menos isolamento acústico, o que permitiu reduzir o peso em até 8 kg. Como resultado das mudanças, os três modelos estão mais velozes, mesmo mantendo os 450 cv e 61,2 kgfm que o 2.9 V6 Biturbo rende nos demais RS. O RS4 Avant vai de zero a 100 km/h em 3,9 segundos (0,2 s mais veloz que na variação “básica), enquanto os RS5 cumprem a prova em 3,8 s (-0,1 s). A máxima para o trio é de 290 km/h, ante os 280 km/h dos similares com pacote RS Dynamic.
No visual, a família tem como novidades as rodas de 20 polegadas com pneus Pirelli P Zero Corsa pintadas em preto brilhante e detalhes em fibra de carbono pela carroceria. A carroceria ganha ainda o tom preto Sebring com “efeito cristal”. Por dentro, há um revestimento opcional com microfibra, composto em 45% por plástico PET reciclado. A lista de itens traz aparelho de som Bang&Olufsen com efeito 3D, pinças de freio vermelhas, entre outros.