Após fazer mistério em suas redes sociais, a Mini divulgou imagens e informações do Aceman, um conceito que antecipa o primeiro SUV elétrico “desde a origem” da história da marca. Descrito como um modelo “quase de produção”, ele terá muitas das formas repetidas quando chegar às ruas. A expectativa é que o lançamento aconteça na segunda metade de 2023.
O visual do Aceman tem muito da história da Mini, mas em uma leitura bastante própria. É o que acontece com os faróis, que não trazem as elipses clássicas do hatch britânico, ou das lanternas, ainda altas e largas. No entanto, o conceito é facilmente reconhecido como um membro da família, tanto pelas proporções e silhuetas, como por características como o teto “flutuante”. As maçanetas são “embutidas”, como nos BMW elétricos. Há muito o que mudar até que o SUV ganhe as ruas, mas o visual geral é o que se vê nas fotos.
O interior segue a mesma linha, mas parece um pouco mais distante de ser produzido. O painel tem linhas bem limpas, com uma grande tela circular ao centro e alguns poucos comandos logo abaixo. O revestimento em tecido lembra modelos mais antigos e aparece por todo o habitáculo do conceito.
Ainda que passe por uma “adaptação à realidade”, o Aceman não deve mudar muito suas medidas finais. O conceito possui 4,05 metros de comprimento, tem 1,99 m de largura (com retrovisores) e 1,59 m de altura. Ou seja: é próximo do que temos no Cooper S de cinco portas atual, com seus respectivos 4,023 m, 1,727 m (sem retrovisores) e 1,425 m. O motor do conceito é mistério, com a Mini se limitando a dizer que ele se move apenas por eletricidade.