Produzido há quasde 70 anos e com 15 gerações na história (leia aqui), o Toyota Crown seguirá vivo no mercado. A montadora decidiu renovar o sedã, um dos símbolos da indústria automotiva japonesa, dando-lhe um jeitão aventureiro. Além disso, ele terá outras três variações de carroceria para alcançar mais de 40 países, além da terra do sol nascente, tornando-se um veículo global na gama da marca.
Toyota Crown Crossover Type
O quarteto é composto por diferentes nomenclaturas. O Sedan Type é a reestilização do sedã, que chega à 16ª linhagem e se mantém, até o momento, específico para o Japão. Sua variação aventureira é chamada de Crossover Type e, de acordo com a Toyota, será vendida também nos Estados Unidos até o final de 2022. A Estate Type tem teto alongado (modelo dourado das fotos), enquanto a Sport Type é um SUV mais curto (vermelho).
Toyota Crown Crossover Type
Toyota Crown Sedan Type
O design da família segue uma mesma filosofia, mas cada qual tem seu perfil. O vermelho das fotos é o mais esportivo, como seu batismo sugere, trazendo faróis em “C” e uma carroceria mais musculosa. O dourado tem jeitão familiar, enquanto o marrom adota estilo “sportback”. Já o sedã tradicional segue com este batismo, embora o terceiro volume seja quase inexistente.
Toyota Crown Sport Type
Toyota Crown Sport Type
Apesar de formarem uma mesma família, acredita-se que a plataforma do quarteto será diferente. O Sedan deve usar a base TNGA-L, com tração traseira, que já é usada na 15ª linhagem e em vários Lexus. O restante da gama seria construído sobre a arquitetura TNGA-K. Já a propulsão será híbrida, com opções de 236 e 345 cv.
Toyota Crown Estate Type
Toyota Crown Estate Type