Kia Niro
A Kia confirmou três novidades para o mercado brasileiro, previstas para desembarcarem por aqui nos próximos meses – ainda sem datas precisamente definidas. Presidente da marca por aqui, José Luiz Gandini revelou que os SUVs Sorento e Niro serão comercializados com sistemas híbridos, projeto alinhado com o que fora anunciado em novembro de 2021 (leia aqui). Além disso, o Cerato também troca de motorização, mas ainda não será eletrificado como os irmãos.
Kia Niro
Lá fora, Niro e Sorento já têm versões híbridas regulares. No caso do primeiro (leia aqui), é possível se optar pelo sistema tradicional ou pelo plug-in (PHEV), este recarregável por agentes externos. Ambos os conjuntos unem motores elétricos a um 1.6 a gasolina, com potência combinada variando entre 139 e 180 cv. A Kia não deixa claro qual das variações será trazida ao País. O mesmo acontece com a quarta geração do Sorento (leia aqui), que dispõe de duas variações híbridas, tradicional e PHEV, podendo ter até 230 cv.
Kia Sorento
Kia Sorento
Já para o Cerato, a novidade é o motor turbinado. No exterior, o sedã tem dois propulsores sobrealimentados: 1.4 de 130 cv e 1.6 de 204 cv. Considerando-se a proposta por aqui, é provável que ele seja importado com o menos potente, embora o modelo atual tenha 163 cv gerados pelo 2.0 aspirado. A mudança de motor deve ser combinada à reestilização de meia vida (leia aqui).
Kia Cerato