Porsche oficializa 911 GT3 R


Enquanto não mostra o GT3 RS para as ruas (leia aqui), a Porsche oficializa a versão do 911 destinada às pistas. Trata-se do GT3 R, que se atualiza tomando por base a última geração do cupê. Segundo a montadora, ele tem melhorias em aerodinâmica, suspensão e potência bastante significativas, tornando-o um melhor competidor. Ele estreia nas 24 Horas de Daytona, em janeiro de 2023, e está apto a disputar também Le Mans como o 911 RSR.

O motor do R é o seis cilindros flat da Porsche, mas agora com 4,2 litros de deslocamento (0,2 l a mais que no GT3) e 565 cv. A marca inclinou o propulsor em 5,5 graus no cofre, liberando espaço para o difusor. A alteração obrigou a realização de outras medidas para que os componentes periféricos coubessem ali, revisando a distribuição de massas na parte traseira.

Ali, também, a Porsche alterou a posição do eixo, colocando-o 4,8 centímetros para trás em relação ao 911 “normal”, o que fez o entre-eixos avançar a 2,507 m. A mudança melhorou a estabilidade e deve reduzir o desgaste dos pneus e auxiliar na aerodinâmica, já que o carro também foi alongado. A sustentação é feita por esquemas duplo A na frente e multi-link atrás, que economizam espaço e permitem que o assoalho fique mais alto, diminuindo o arrasto no difusor. Por fim, asa ganhou suportes tipo “pescoço de cisne”, deixando a superfície inferior limpa.

No interior, as novidades aparecem para adequar o GT3 R ao novo regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Os bancos ficam mais próximos do centro, exigência para aprimorar a segurança, e permitem a instalação da gaiola de proteção adequada às regras. Pedais e coluna de direção passam a ser reguláveis e os cintos trazem fivelas que agilizam o engate e a abertura.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s