Depois de fazer mistério com teasers (leia aqui), a Toyota enfim revela a nova geração do Yaris destinada a mercados emergentes – o europeu tem visual, plataforma e medidas diferentes (leia aqui). Apresentado primeiramente no Sudeste da Ásia, ele estreia na carroceria sedã, lá vendida como Yaris Ativ. Por ora, não há garantia de sua vinda ao Brasil, embora a boa aceitação do modelo atual possa servir de incentivo para a comercialização do “compacto” por aqui.
O visual do novo Yaris é bem resolvido, inspirado nos irmãos maiores, como de praxe. Os faróis com cantos retos e “invadidos” pela grade lembram o Corolla (leia aqui), enquanto outras áreas da carroceria trazem elementos que remetem ao Camry. O interior tem boas novidades, trazendo linhas limpas e uma melhora importante em termos de acabamento – ao menos é a sensação que se tem por foto.
Como aconteceu com o rival Honda City, tem-se a impressão de que o Ativ tentará brigar em faixas mais altas. As linhas externas e internas têm boa evolução e a lista de itens segue no mesmo caminho. Na Tailândia, o Toyota terá itens de série como chave presencial com partida por botão, faróis e lanternas em LED, seis airbags e central multimídia com tela de oito polegadas. As mais caras contarão com ar condicionado digital, controle de velocidade adaptativo (ACC), assistente de permanência de faixa, quadro de instrumentos com visor de 7″ e multimídia com tela de 9″.
Esta é a nova geração do Toyota Yaris. A quarta geração do modelo foi apresentado na Tailândia trazendo novidades importantes, além do visual. Conhecido como Yaris Ativ, o sedã adota uma nova plataforma e muda completamente o estilo, inspirado no novo Camry e com um pouco do Corolla. Para enfrentar o Honda City por lá, o novo Yaris terá uma versão 1.5 híbrida, além do 1.2 de 94 cv.
Construído sobre a plataforma DNGA, criada para a divisão de compactos Daihatsu, o Yaris Ativ mede 4,425 metros de comprimento (+0,5 centímetro), 1,740 m de largura (+1 cm), 1,480 m de altura (+0,5 cm) e 2,620 m de entre-eixos (+7 cm). De início, ele será vendido somente com o 1.2 16v a gasolina de 94 cv (6.000 rpm) e 11,2 kgfm (4.400 rpm) e a transmissão continuamente variável (CVT), de sete marchas simuladas. Futuramente, a Toyota promete oferecê-lo com propulsor 1.5 e sistema híbrido, mas detalhes só serão revelados em um segundo momento.
Depois da Tailândia, o Yaris Ativ será comercializado pela Toyota também em Filipinas, Índia e Indonésia, entre outros países da região.