Terceira planta de automóveis da Toyota no Brasil – considerando-se que a primeira foi a de São Bernardo do Campo (SP), onde era montado o Bandeirante e que será desativada até o fim de 2023 (leia aqui) -, a unidade de Sorocaba (SP) está completando sua primeira década de vida. Aberta para viabilizar a montagem de Etios e Etios Sedan, atualmente ela ainda fabrica a dupla para exportação, porém em menor volume. Hoje em dia, as atividades são voltadas especialmente ao bem-sucedido Corolla Cross e aos compactos Yaris e Yaris Sedan.
Para sair do papel, a fábrica paulista consumiu cerca de R$ 1 bilhão dos corres da Toyota, incluindo o maquinário necessário para montar a família Etios na época. O complexo recebeu investimentos e modernizações ao longo tempo, para viabilizar a produção do trio citado acima. A capacidade produtiva também avançou em 10 anos: passou de 74 mil veículos anuais em 2012 para os atuais 158 mil exemplares.
Além da planta de Sorocaba, a Toyota atualmente fabrica o Corolla em Indaiatuba (SP) e produz motores em Porto Feliz (SP).