A Ferrari já oficializou o sucessor do 488 GT3: trata-se do 296 GT3, que toma por base o GTB de produção (leia aqui), para brigar nas competições com regulamento específico tanto da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), quanto da IMSA, que organiza corridas nos Estados Unidos. As mudanças do cupê atingem não apenas o V6, mas principalmente a aerodinâmica. Ele estreia nas 24 Horas de Daytona, nos EUA, como o Porsche 911 GT3 R (leia aqui).
O motor do GT3 é similar ao adotado pelo GTB de rua: um V6 Biturbo com 2,9 litros e turbocompressores colocados dentro do “V”. A Ferrari afirma ter retrabalhado o conjunto para otimizar o consumo sem perder desempenho, acoplando, por exemplo, o alternador à caixa. Ela tem seis marchas e incorpora uma embreagem monodisco com atuação eletrônica, focando na agilidade das trocas sem comprometer a confiabilidade. As mudanças são feitas por borboletas (paddle shift).
Na carroceria, o 296 GT3 recebeu mudanças para gerar 20% mais downforce, como a adição da asa traseira com amarração “pescoço de ganso”. Há também apliques nas caixas de roda e diferentes aberturas de ar. A marca diz ainda ter alterado o interior para melhorar a visibilidade e facilitar a acessibilidade, tomando por base a opinião de seus próprios pilotos e de clientes que correm com seus GT3.
O esportivo está em fase final de testes, para ajustes finos, e, como dito, estreia nas pistas em janeiro de 2023.