Apesar dos fortes rumores indicando seu fim, o Edge ganhou sobrevida nas mãos da Ford. Ao menos na China, é claro, onde um SUV inédito acaba de ser registrado com este nome, sem necessariamente estar confirmado para outras localidades. Por ora, surgiram apenas imagens e informações do órgão de registro do gigante asiático, para fins de homologação do modelo por lá.
Esteticamente, o Edge se aproxima bastante de outros modelos recentes da Ford na China, como Evos (leia aqui) e Equator (leia aqui). Isso fica mais claro na dianteira, onde os faróis estreitos e altos praticamente se unem à grade, em uma solução estética cada vez mais comum na indústria. As laterais têm personalidade, com corte diferenciado para os vigias das colunas C e maçanetas embutidas. Atrás, o SUV exibe lanternas grandes, com lentes escuras e unidas por uma faixa central, parecido com o que acontece com o VW T-Cross brasileiro. O interior ainda é mistério.
O órgão chinês revelou algumas informações técnicas do Edge: ele possui exatos cinco metros de comprimento (o atual tem 4,779 m), com 1,961 m de largura (1,928 m), 1,773 m de altura (1,742 m) e 2,950 m de entre-eixos (2,850 m). O modelo azul das fotos tem cinco lugares e 1.945 kg, enquanto o prateado conta com sete assentos e pesa 2.084 kg. O Edge vendido atualmente nos EUA possui entre 1.774 e 1.840 kg, variando apenas devido ao uso ou não de tração integral.
Na China, o novo Edge será movido por um 2.0 Turbo, provavelmente evolução da linha EcoBoost atual, com 251 cv. Nada se falou sobre o torque gerado ou sobre as transmissões que poderão acompanhá-lo. No registro de patente, informa-se apenas a velocidade final de 193 km/h.
A Ford deve oficializar o Edge na China nas próximas semanas.