Depois da renovação da Chevrolet Colorado (leia aqui), o natural era que a GMC não demorasse para oficializar sua leitura, chamada Canyon. Agora, a divisão de pesados da General Motors apresenta a picape, renovando-a por completo. Em relação à irmã, ela tem visual mais agressivo e interior aparentemente mais refinado, especialmente na versão mais cara Denali. Para os aventureiros, há a variação AT4X, voltada a superar terrenos mais acidentados. As reservas de algumas versões já começaram, mas as entregas só estão previstas para 2023.
Lado a lado, Canyon e Colorado têm linhas muito próximas, repetindo vários componentes. Todavia, as extremidades das carrocerias reforçam seus diferentes estilos. Na GMC, optou-se por faróis de topo mais curtos e prolongamento das luzes diurnas (DRL) em uma parte inferior, além de uma grade mais larga. A traseira tem lanternas maiores e vincos na tampa da caçamba que se alinham aos seus contornos. Por fim, o nome da marca aparece em seu formato tradicional de letras vermelhas com bordas cromadas, sem recorrer à estampa em baixo relevo.
Por dentro, o refinamento da Canyon frente a Colorado salta aos olhos mesmo na versão AT4, posicionada abaixo de AT4X e Denali. O painel tem praticamente o mesmo visual, mas a GMC deixou de lado os difusores de ar circulares e aplicou couro no painel, além de materiais de melhor qualidade visual em outras áreas, como junto às saídas de ar centrais e no console. De série, há, por exemplo, quadro de instrumentos com tela de oito polegadas e multimídia com visor de 11,3″. A Denali, claro, agrega um visor de 11″ para os instrumentos, além de itens como aquecimento de bancos e volante, aparelho de som Bose, detalhes em madeira e controle de velocidade adaptativo (ACC).
Por ora, a Canyon será vendida apenas com cabine dupla e caçamba com tamanho único, de 1,57 m de comprimento e 1,14 m de largura. A área de carga conta com uma tomada de 110 volts e um nicho dentro da tampa, para alocar ferramentas e itens menores. O único motor disponível é o 2.7 Turbo a gasolina de 314 cv e 59,3 kgfm, o mais forte oferecido na Colorado, que substitui o 3.6 V6 de 312 cv e 38 kgfm. O novo propulsor atua junto do câmbio automático de oito marchas, podendo ser combinado a trações traseira ou nas quatro rodas. A capacidade de carga é de 744 kg, enquanto a de reboque é de 3.493 kg.
Para todas as versões, a Canyon traz opção de suspensão “off-road”, que eleva a distância ao solo em 5,1 centímetros, chegando a 7,6 cm na versão AT4X (27,2 cm ao total). Esta traz ainda pneus Goodyear Wrangler Territory MT exclusivos, bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro, proteções sob a carroceria e um modo de condução específico, chamado Baja. A versão de lançamento AT4X Edition 1 agrega ainda barra luminosa superior de 30 polegadas, quebra-mato e câmera sob o veículo.