Responsável por quase 60% das vendas da Lamborghini em 2021 (leia aqui), o Urus ganha um reforço significativo no disputado mercado de SUVs de luxo. A novidade é a versão Performante, que incorpora melhorias aerodinâmicas, suspensão revista e motor mais potente, além de ter o peso reduzido. A receita contribui para que a variação seja a de melhor desempenho e comportamento do modelo, segundo a Lambo, ganhando pontos na briga com Porsche Cayenne Turbo GT e similares.
Comecemos, pois, pelo motor 4.0 V8 Biturbo a gasolina, que passou por leves mudanças – a Lambo não detalhou quais – para entregar agora sugestivos 666 cv (16 cv a mais), mas com os mesmos 86,7 kgfm de torque. Já o peso foi reduzido em 47 kg com a aplicação de fibra de carbono em diversos componentes (arcos das rodas, splitters, spoilers, difusor, entre outros) e o uso do escape de titânio Akrapovich, o que baixou a relação peso/potência para 3,2 kg/cv. Assim, o Urus acelera de zero a 100 km/h em 3,3 segundos, baixando o tempo desta prova em 0,3 s, mas mantém os 306 km/h de máxima.
Para ajudar no controle do veículo, a Lamborghini trocou a suspensão pneumática por molas de aço, mais firmes, e amortecedores ajustáveis eletronicamente, aproximando a carroceria do solo em 20 milímetros. Há também eixo traseiro esterçante e com vetorização de torque, auxiliando no contorno de curvas. As bitolas foram ampliadas em 16 mm e agora trazem rodas de 22 polegadas (23″ em opção) nas pontas. Por fim, a aerodinâmica foi melhorada com um novo spoiler traseiro, que gera 38% mais downforce, a adição de extratores no capô e o redesenho do para-choque dianteiro. O downforce extra, em relação ao Urus “comum”, é de 8%.
A versão Performante é resultado de um retrabalho da Lamborghini sobre o Urus “básico” para superar Pikes Peak Hill, nos EUA. No início do mês, a marca revelou ter batido o recorde de subida da montanha entre os SUVs, completando o traçado em 10min32s06. Até então, o melhor tempo era do Bentley Bentayga Speed (leia aqui), de 10min49s90.