Mahindra fecha acordo com Volkswagen para usar plataforma de elétricos


Mahindra BE.09

O universo automotivo traz surpresas de onde menos esperamos. Vá lá que não somos os mais inteirados no mercado indiano, mas a recente aliança formada por lá traz um ligeiro impacto para quem o acompanha. Na terra do Taj Mahal, a Mahindra anunciou um acordo com a Volkswagen para usar a plataforma de elétricos dos alemães, a MEB, em nada menos que cinco produtos inéditos. A parceria chama atenção por acontecer pouco mais de um ano depois do fim da aliança dos asiáticos com a Ford (leia aqui), que… também se uniu aos germânicos para construir seus modelos ecologicamente corretos (leia aqui).

Mahindra BE.07

Matrimônios e divórcios à parte, o acordo permitirá que a Mahindra aproveite de uma arquitetura cada vez mais popular para dar corpo a cinco veículos. Eles farão parte de uma família, chamada Inglo EV, que ganhará vida nos próximos anos. A base será adaptada à realidade da marca indiana, que terá baterias com capacidades de 60 a 80 kWh. Já o design será criado pelo estúdio da empresa no Reino Unido. Os produtos finais serão vendidos pelas divisões XUV e BE a partir de 2024 e já têm nomes definidos: XUV.e8, XUV.e9, BE.05, BE.07 e BE.09. A meta é que, até 2027, os elétricos representem pelo menos 20% das vendas totais de SUVs da Mahindra.

Mahindra BE.05

Por parte da Volkswagen, o acordo é frutífero por vários motivos. Além de ganhar em volume de produção para baixar custos – o acordo prevê mais de um milhão de veículos feitos sobre a MEB -, a popularidade da plataforma ajuda também a reduzir futuros gastos com manutenção. “A parceria não mostra apenas que nosso negócio de plataforma é bastante competitivo, como também que a MEB está no caminho certo para ser uma das principais plataformas abertas para mobilidade elétrica”, avalia Thomas Schmall, membro do conselho da VW e ex-presidente da marca no Brasil.

Mahindra BE

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s