Uma nova série especial do John Cooper Works (JCW) acaba de ser lançada pela Mini no Brasil. Trata-se da Pat Moss Edition, que presta homenagem à piloto britânica responsável pela primeira vitória da marca em um rali internacional. Limitada globalmente a 800 unidades, a variação chegará ao País com lote de apenas 15 veículos, cada um negociado por R$ 318.390. A pré-venda começou, com entregas previstas para setembro.
As novidades da Pat Moss Edition estão relacionadas ao visual. A carroceria traz sempre a cor preta Midnight, com o teto em três tons: preto Jet, cinza Melting e vermelho Chili. A dianteira ostenta uma faixa branca horizontal, em alusão ao Mini pilotado por Moss, e a assinatura da piloto junto ao lado esquerdo do para-choque. As laterais têm emblemas da edição, enquanto a traseira mantém as características do JCW “comum”. Por dentro, a série conta com soleiras exclusivas e novamente a assinatura de Pat Moss no painel, além de gráficos decorativos em volante e quadro.
A mecânica mantém o 2.0 Biturbo de 231 cv e 32,6 kgfm dos demais JCW. Com câmbio automático de oito velocidades e tração dianteira, o esportivo vai de zero a 100 km/h em 6,1 segundos, alcançando 246 km/h. Para pará-lo, há freios Brembo, enquanto a suspensão adaptativa reforça o estilo “kart” do modelo.
A HOMENAGEADA
Pat Moss conduziu a Mini à vitória do Tulip Rally de 1962, que percorreu 2.500 quilômetros entre os Países Baixos (como agora se define a Holanda oficialmente) e a Riviera Francesa. Ao seu lado, estava Ann Wisdom, atuando como navegadora mesmo estando grávida. O triunfo foi o primeiro da marca inglesa fora da Terra da Rainha. Depois, a montadora teve vitórias importantes, como o tri conquistado em 1964, 65 e 67 no Rali de Monte Carlo, em Mônaco.