A Dodge já havia deixado claro que Challenger e Charger estariam com os dias contados, logicamente devido à eletrificação compulsória do “primeiro mundo” (leia aqui). Mas a dupla não será esquecida: tal qual fora adiantado também pela própria marca (leia aqui), um muscle-car elétrico está a caminho, para chegar às ruas em 2024. A novidade é antecipada agora no conceito Charger Daytona, que claramente se inspira no cupê clássico, mas abandona o borbulhante V8 a gasolina.
No visual, como dito, é franca a inspiração do Daytona nos clássicos Charger e Challenger. O conceito dará origem a um sucessor do cupê, mas o sedã também ganhará um sucessor de proposta parecida. O interior une passado e futuro, com contornos lembrando os muscle-cars antigos, mas adotando superfícies e soluções tecnológicas de modelos atuais.
A Dodge afirma que o conceito será o “primeiro muscle-car elétrico”, em clara alusão aos rivais Chevrolet Camaro e Ford Mustang, mas não faltam sedãs superpotentes movidos a eletricidade no mercado atual – Model S, Taycan, E-Tron GT… Seu sistema motriz é chamado “Banshee”, porém não há detalhamento sobre suas composição, cavalaria ou baterias. Já o “escape” (entre aspas, pois nada escapa dali, não é?!) foi batizado de “Fratzonic Chambered” e promete um ronco digno dos Dodge clássicos, ainda que totalmente artificial.
Como dito, o Charger Daytona é um conceito praticamente pronto do que será visto nas ruas dos EUA entre o final de 2023 e o início de 2024. O batismo no mercado provavelmente será “Charger”, ainda que atualmente este seja usado para um sedã. Todavia, novidades nestes sentidos só devem surgir, oficialmente, nos próximos meses.