Como prometido (leia aqui), a Porsche oficializou a chegada do 911 GT3 RS ao mercado em definitivo, aproveitando-se da realização da Monterey Car Week na Califórnia, Estados Unidos. Ele é a versão mais extrema do já impressionante GT3 (leia aqui), com características típicas de carro de pista, mas homologado para as ruas. Para felicidade geral da nação, ele está confirmado para o Brasil, embora ainda sem um data precisa para o desembarque, com preço sugerido de R$ 1.769.000.
Segundo a Porsche, o GT3 RS é um de seus projetos que mais tempo passou em túnel de vento, para desenvolvimento aerodinâmico. O resultado é uma revisão minuciosa em componentes externos, como se nota nos para-choques, nas caixas de roda, no capô – com aletas para dispersão e dissipação de calor -, nos para-lamas e no teto. A asa traseira adota a sustentação por “pescoço de cisne”, presa por cima, para não prejudicar o fluxo sob a superfície. Há ainda uma aleta fixa e um segundo elemento móvel acionado hidraulicamente. Este atua como o DRS da Fórmula 1, variando o ângulo para aumentar ou diminuir o arrasto. Com as mudanças, a carga aerodinâmica chega a 409 kg a 200 km/h, o triplo do visto no GT3 “básico” e comparável ao GT3 de pista, que alcança 860 kg a 285 km/h.
O GT3 RS se aproxima também do 911 de pista devido à “dieta” aplicada no modelo. Foram acrescentados itens em fibra de carbono, como teto, para-lamas dianteiros, capô, portas e a asa traseira. Além disso, os vidros receberam a menor espessura possível, inclusive no para-brisa, mas sem comprometer segurança ou durabilidade. O interior perdeu isolamento acústico, revestiu-se de microfibra o que foi possível e outros elementos passaram a ser construídos em fibra de carbono, como os bancos.
Em opção, o esportivo oferece dois pacotes. Sem custo adicional, o Clubsport agrega gaiola parcial de aço, cinto de seis pontos para o motorista e extintor de incêndio. Já o Weissach acrescenta barras estabilizadoras e gaiola em fibra de carbono, rodas de magnésio e mecanismo magnético, mais simples, para o câmbio de dupla embreagem (PDK). Além disso, a pintura de asa traseira, retrovisores, teto e capô é removida, aplicando-se somente verniz sobre a trama de fibra de carbono. Nesta variação, ele pesa 1.450 kg em ordem de marcha.
O motor é o conhecido 4.0 de seis cilindros opostos, agora com 525 cv ante os 510 cv do GT3 “normal”, mantendo os 47,9 kgfm de torque. O único câmbio disponível é o PDK, com sete marchas, que ajuda o 911 a ir de zero a 100 km/h em 3,2 segundos e alcançar os 296 km/h. A velocidade final menor que a do GT3 (318 km/h) se deve aos apetrechos aerodinâmicos, que melhoram o comportamento em curvas.