Após a Fórmula 1 aprovar o novo regulamento técnico, que “simplifica” os motores e obriga o uso de combustível 100% renovável a partir de 2026 (leia aqui), era apenas questão de tempo até que os primeiros efeitos fossem sentidos na categoria (leia aqui). Um dos reflexos já esperado era a entrada da Audi na competição (leia aqui), agora confirmada oficialmente pela gigante alemã. A empresa reforça que se fará presente no campeonato daqui cinco anos, por ora como fornecedora de propulsores. Por ora, o nome de seu primeiro cliente é desconhecido.
O namoro entre Audi e F1 data da década passada. Em 2010, a marca já era ligada à categoria (leia aqui) e as especulações ficaram ainda mais fortes em 2015 (leia aqui), quando houve interesse também em fornecer as recentes unidades híbridas de potência. Agora, o plano é colocado em prática com a “simplificação” dos propulsores, que resulta na remoção da unidade MGU-H. A menor complexidade reduz custos de pesquisa, desenvolvimento e produção e, claro, aumenta as chances de uma “novata” de acertar a mão no projeto.
Oficialmente, a Audi explica que as principais mudanças de regulamento, que serviram de incentivo à sua entrada, foram o aumento na potência do motor elétrico e o uso de combustíveis sustentáveis. “O automobilismo é parte do DNA da Audi. A Fórmula 1 é tanto um palco mundial para a nossa marca e também um laboratório de desenvolvimento altamente desafiador”, explica o presidente do conselho da marca, Markus Duesmann.
A empresa vai desenvolver seus equipamentos na cidade alemã de Neubug, onde já há estrutura para teste de motores, propulsores elétricos e bateria. Segundo a própria Audi, a formação de equipe já acontece. Além disso, a infraestrutura técnica e a construção dos espaços devem ser concluídas até o fim desse ano. Ou seja: a empresa deve operar plenamente sobre o projeto já a partir de 2023, ganhando bastante prazo para criar sua unidade de potência.
Até o momento, a empresa alemã se declara apenas fornecedora de motores e não deve ter equipe própria – apesar de ainda haver bastante tempo para que os planos mudem. Os rumores recentes apontam uma parceria com a Sauber, após conversas infrutíferas com a McLaren. Curiosamente, porém, as duas empresas são ligadas por especulações desde 2012 (leia aqui). A Audi diz que anunciará seu primeiro parceiro, comprador dos motores, no final do ano.