Após exibi-lo por vários meses (leia aqui), a Citroën enfim oficializou a terceira geração do C3 brasileiro, a primeira desenvolvida especificamente para mercados emergentes e nada ter a ver com o homônimo vendido na Europa. Projeto de baixo custo, o modelo aposta em um visual descolado e na suspensão elevada para ganhar espaço no mercado nacional. Ele chega com duas opções de motorização, uma gama de versões relativamente variada e preços que vão de R$ 68.990 a R$ 97.990.
Já conhecidos desde o ano passado, o visual e o interior (leia aqui) do renovado C3 dispensam comentários. Vale reforçar, porém, as medidas do hatch, que o colocam em pé de igualdade com o “irmão de Stellantis” Fiat Argo. O Citroën, por exemplo, mede 3,981 metros de comprimento, 1,733 m de largura, 1,586 m de altura e 2,540 m de entre-eixos, comportando 315 litros no porta-malas. Para efeito de comparação, o primo italiano possui respectivos 3,998 m, 1,724 m, 1,503 m e 2,521 m, com seu bagageiro levando até 300 l.
Desenvolvido pela divisão nacional da Citroën, o C3 contou com a colaboração da engenharia da Fiat para ajustes de rodagem e suspensão. Também da italiana veio seu motor de entrada, o 1.0 6v Firefly, capaz de entregar 71/75 cv (gasolina/etanol) e 10/10,7 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. As versões mais caras usam o conhecido 1.6 16v EC5, da Peugeot-Citroën, apto a gerar até 113/120 cv e 15,4/15,7 kgfm. Este propulsor tem opção de caixa automática Aisin, de seis velocidades. A título de curiosidade, o C3 usará o 1.2 aspirado, trazido da Hungria, em vez do 1.0.
MIX DIVERSIFICADO
Neste primeiro momento, o C3 será vendido com nada menos que sete versões. A de entrada é a Live 1.0 (R$ 68.990), que garante airbag duplo, ar condicionado, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, indicador de trocas de marcha e monitor de pressão dos pneus. Há também vidros dianteiros e travas elétricos, rodas de aço de 15 polegadas com calotas e quadro de instrumentos com um diminuto visor digital, de 4,2″.
Logo acima, aparece a variação Live Pack 1.0 (R$ 74.990), que agrega chave com telecomando, ajuste de altura para o banco do motorista, limpador e desembaçador traseiros e central multimídia com tela de 10 polegadas, espelhamento sem fio, porta USB e comandos no volante. A Feel 1.0 (R$ 78.990) agrega alarme, luzes diurnas em LED, rodas de liga leve aro 15″ e vidros traseiros elétricos. Ela conta também com maçanetas na cor da carroceria, faixa azulada ao centro do painel, duas portas USB traseiras, barras longitudinais no teto e regulagem de altura do volante.
Com motor 1.6, a opção mais em conta é a Feel (R$ 86.990), que repete os itens da Feel 1.0 e mantém o câmbio manual de cinco marchas. Já a Feel Pack 1.6 (R$ 93.990) agrega câmbio automático, rodas diamantadas, volante em couro, câmera de ré e modo de condução “Eco”. No lançamento, será possível adquirir a série First Edition, limitada a duas mil unidades. Ela se caracteriza por pintura em dois tons, moldura no farol de neblina, “airbumps” laterais, tapetes específicos e logotipos. Pode ser adquirida com motores 1.0 por R$ 83.990 (toma por base a versão Feel) e 1.6 AT por R$ 97.990 (baseada na Feel Pack).
NO MERCADO
Com três anos de garantia total, sem limite de quilometragem, e as três primeiras revisões tabelada em um valor somado de até R$ 1.579 (motor 1.6), o C3 tentará conquistar uma fatia na faixa de entrada do mercado, ainda que não brigue diretamente com modelos como Fiat Mobi e Renault Kwid – embora não fique tão longe assim deles em preço. Para tanto, a Citroën aposta no jeitão de SUV, no estilo jovial, no espaço interno e na possibilidade de pintá-lo em dois tons. A carroceria tem cinco opções de cor (azul Spring, branco Banquise, cinza Artense, cinza Grafito e preto Perla Nera), enquanto a capota tem outras duas (branca ou preta).
O hatch é sua principal arma no plano de alavancar as vendas na América Latina, ao lado de outros dois produtos, os especulados sedã e SUV, que chegam nos próximos anos. Até 2024, a Citroën quer ampliar sua fatia de mercado dos atuais 1% para 4% na região e triplicar a participação no Brasil, hoje na ordem de 1,3%.
CITROËN C3 2023
Live 1.0 – R$ 68.990
Live Pack 1.0 – R$ 74.990
Feel 1.0 – R$ 78.990
Feel 1.6 – R$ 86.990
Feel Pack 1.6 AT6 – R$ 93.990
First Edition 1.0 – R$ 83.990
First Edition 1.6 AT – R$ 97.990